Abaixo assinado pede suspensão do licenciamento da expansão da Veracel

28/09/2011

A Rede Deserto Verde entregou na última segunda-feira, dia 26, ao Secretario de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia,  Paulo César Lisboa, um abaixo assinado pedido a suspensão do licenciamento das obras de ampliação da Veracel. O documento foi assinado por 200 pessoas com atuação direta na área de justiça ambiental e agroecologia, durante o Encontro Diálogos e Convergências, realizado em Salvador, de 26 a 29 de setembro. A expectativa é que o abaixo-assinado chegue às mãos do governador do estado, Jacques Wagner.

A intenção é pressionar o Governo do Estado para que ele recure na decisão de autorizar a expansão da empresa, o que significa o avanço da monocultura do eucalipto, apagando as condições de diversidade ambiental e ampliando os conflitos, ainda não solucionados pela empresa. A Veracel já possui 700 hectares de plantação de eucalipto e além dela, outras empresas como a Fibria e Suzano atuam no estado, aumentando os impactos da monocultura.

O desejo da Rede Deserto Verde e do movimento socioambiental é que o licenciamento seja feito pelo IBAMA, por compreender uma área de extensão para além da Bahia. A articulação acredita que o governo baiano tem sido tendencioso em favorecer a Veracel, com pouco posicionamento crítico com relação aos impactos ambientais, que poderão ser gerados com a expansão do eucalipto, tão pouco com a situação das comunidades próximas.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA