Assembleia do Gambá apresenta atividades de realizadas em 2015 e 2016 e discute próximos passos

02/06/2016

IMG_3768

O Gambá realizou sua assembleia 2016 essa semana, dia 31 de maio. O encontro foi na Nossa, uma casa colaborativa que está congregando empreendimentos socioambientais no Rio Vermelho, e teve a participação de alguns dos conselheiros do Gambá. No encontro, além do relato de atividades, surgiram inúmeras discussões sobre a questão socioambiental, necessidade de ampliação da comunicação com a sociedade e o delicado momento político do Brasil.

Como em 2015 não foi realizada assembleia, nesta terça foram apresentadas as atividades realizadas pelo Gambá no ano passado em seus programas de Conservação de Ecossistemas, Acompanhamento de Políticas Públicas, Formação da Cidadania e Negócios Socioambientais. Além das atividades, foram apresentados os relatórios financeiros de 2014 e 2015.

A apresentação das atividades está disponível aqui

A situação financeira do Gambá, que atualmente não tem nenhum financiamento por projeto, foi um tema que permeou toda a assembleia. Desde o fim de 2014 o Gambá criou o programa Negócios Socioambientais e vem procurando estabelecer atividades que gerem recurso para a manutenção das atividades e, principalmente, da estrutura do Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre, em Elísio Medrado.

O centro, que conta com um viveiro de mudas nativas, centro botânico e centro veterinário tem mantido suas atividades com muito esforço quando não há projetos em execução. A aposta tem sido na venda de serviços de produção de mudas nativas de mata atlântica e caatinga e no receptivo turístico e educativono local. Saiba mais sobre o viveiro aqui e leia sobre uma experiência de turismo científico realizada no CPMVS.

Outro encaminhamento da assembleia foi a criação de um grupo de estudos que reúna a militância do Gambá e permita a aproximação de interessados com a organização. Os encontros vão dar continuidade às inúmeras temáticas levantadas na assembleia e devem levar a encaminhamentos práticos com a participação dos associados e conselheiros. Comunicação, crise política e do movimento socioambientalista e interação com demais movimentos sociais são assuntos que podem ser abordados a partir do propósito inicial de discutir o Movimento Socioambientalista da Bahia. A ideia é realizar as reuniões todas as primeiras quintas feiras do mês, a partir de julho. A primeira foi marcada para o dia 7 de julho. Acompanhe nosso site e facebook para ficar saber local e horário.

Durante a assembleia também foram realizadas modificações no estatuto social para adequação ao novo Marco Regulatório de Organizações da Sociedade Civil, que agora permite atividade remunerada dos conselheiros. Os conselhos diretor, consultivo e fiscal foram reconduzidos sem alterações e no conselho consultivo houve a inclusão de Ana Claudia Fandi e Pedro Ricardo Moreira. A coordenação executiva continua a cargo de Renato Cunha e Milene Maia.

Se você é associado ou conselheiro e deseja pagar sua anuidade, ou não associado e quer realizar uma contribuição ao trabalho do Gambá, entre em contato com Cíntia através do email administracao@gamba.org.br

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA