Candidatos a prefeito recebem metas de gestão sobre Mobilidade Ativa e Arborização Urbana

02/09/2016

DSC_0497

 

 

 

Candidatos ou representantes de três chapas disputando a prefeitura participaram nessa última terça do primeiro encontro do Ciclo de Diálogos- Metas para a Salvador que Sonhamos. O candidato Fábio Nogueira (PSOL) e seu vice Babuca Grimaldi (REDE) estiveram presentes e os candidatos ACM Neto (DEM) e Alice Portugal (PC do B) enviaram representantes. O tema do encontro era arborização urbana e mobilidade ativa, mas a polêmica dos recém aprovados PDDU e Louos e seus impactos sobre o Parque do Vale Encantado e Parque Pituaçu acabou tomando a cena no momento dedicado aos questionamentos do público.

Os candidatos discutiram algumas das metas propostas por Canteiros Coletivos, Mobicidade, La Frida, Gambá e o público presente. Haverá mais dois encontros temáticos e, no dia 20 deste mês, espera-se que os candidatos assinem a carta compromisso com as propostas pactuadas. Conheça todas as propostas sobre mobilidade ativa e arborização urbana apresentadas por Canteiros Coletivos, Gambá, Mobicidade e La Frida.

Primeira chapa a ter a palavra, em ordem definida por sorteio, Fábio Nogueira (PSOL)e Babuca Grimaldi (REDE) não trouxeram metas definidas pois defendem a construção coletiva do programa de governo juntamente com a sociedade civil. Eles defendem a implantação de programas de permacultura urbana, alimentação orgânica nas escolas e uma gestão mais democrática e participativa. Fábio Nogueira fez duras críticas ao PDDU aprovado pela atual gestão e prometeu revê-lo e fazer enfrentamento à especulação imobiliária caso seja eleito, além da integração dos modais de transporte e revisão das tarifas.

André Fraga, Secretário de Cidade Sustentável da atual gestão, e Liana Oliva, diretora do Programa Salvador Vá de Bike, representaram a candidatura de ACM Neto. Apesar de André ter iniciado sua fala afirmando que a maioria das metas trazidas para o debate de arborização urbana são possíveis, ele vê dificuldades em desburocratizar a adoção de praças, implantar o desmatamento zero, mudar a composição do Conselho Municipal a fim de equilibrar a participação de sociedade civil e setor empresarial e também não vê solução possível para diminuir as podas drásticas ou informar melhor a sociedade sobre o processo. Foi apresentado também o programa Salvador Capital da Mata Atlântica e o secretário defendeu o PDDU de Salvador por prever a criação de novos parques municipais. Sobre a mobilidade ativa, Liana afirma que a ampliação da malha cicloviária está prevista no plano de governo, mas que o compartilhamento de vias aliado à redução de velocidade é opção mais viável em algumas áreas.

Vicente Neto, representando a candidata Alice Portugal, defendeu uma maior participação social nas políticas públicas de mobilidade ativa e arborização urbana através de conselhos. A chapa de Alice Portugal propõe uma maior integração das ciclovias de Salvador, incluindo às estações de transbordo e não se limitando às áreas turísticas da cidade.

O próximo Ciclo de Diálogo vai tratar do tema resíduos sólidos, na próxima segunda feira, dia 05/09, e o último encontro temático vai tratar de inovação e inclusão social. Depois disso, dia 20/09 acontecerá o encontro com os candidatos para assinar a carta de compromissos pactuada ao longo dos encontros.

O Ciclo de Diálogos é organizado localmente por Canteiros Coletivos, Cidadanize-se,  Desabafo Social, Gambá, La Frida Bike, Kumasi, Mobicidade Salvador, Pracatum e SER, e tem apoio da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e da União dos Ciclistas do Brasil, ambos de repercussão nacional.

 

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA