Dados do CNCFlora podem contribuir nos estudos sobre a Serra da Jiboia

24/10/2014

A instituição é responsável por catalogar e avaliar o risco de extinção da flora brasileira e deve divulgar em breve um mapa com áreas prioritárias para conservação da biodiversidade

livrovermelho
A publicação, que acaba de ganhar um prêmio Jabuti, traz informações sobre 4.617 espécies ameaçadas

O Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) realizou, dia 23, em Salvador, uma reunião de apresentação de seu trabalho e conversa com os especialistas presentes no XI Seminário Latino-Americano de Botânica. O Gambá esteve presente e iniciou diálogo com o centro, que pode gerar dados importantes para a conservação em seus locais de ação, principalmente da Serra da Jiboia, recôncavo sul baiano.

O CNCFlora foi criado em 2008 com o objetivo de viabilizar o cumprimento da Estratégia Global para Proteção de Plantas e atua em três linhas principais: análise de risco da flora brasileira, elaboração de planos de ação para conservação e o inventário de áreas prioritárias. Esta última é de especial interesse para o Projeto Serra da Jiboia por definir áreas prioritárias para conservação.

Segundo Eline Martins, coordenadora do projeto Planejamento de Ação para Conservação da Flora, os planos de ação para conservação, “o plano de ação é uma grande oportunidade para organizar os esforços que já existem, juntar novos atores e também conseguir financiamento”. Para Eline, quando pensados de forma espacialmente localizada, eles são mais eficientes do que o plano individual para as espécies. Isso porque, quando priorizada, a conservação de uma única área permite englobar muitas espécies ameaçadas, caso da Serra do Espinhaço Meridional, em Minas Gerais, onde o CNCFlora desenvolve atualmente Plano de Ação para conservação de 41 espécies criticamente ameaçadas.

A definição dessas áreas prioritárias para conservação não inclui Unidades de Conservação e Terras Indígenas, pois considera-se que estes territórios já se encontram protegidos. Em áreas onde a criação de UCs é pleiteada, como a Serra da Jiboia, a existência de espécies ameaçadas é um dado importante para mostrar ao público e instituições responsáveis a importância da conservação do local.

Isabelle Blengini e Renato Cunha, do Gambá, solicitaram ao CNCFlora os dados de espécies ameaçadas existentes na região da Serra da Jiboia. “Ter essa lista em mãos facilita muito, porque nas idas a campo podemos procurar por essas espécies e obter dados das áreas mais importantes para conservação”, afirma Isabelle. Na Serra da Jiboia já foram identificadas 4 espécies que constam na Lista Oficial da Flora Silvestre Brasileira Ameaçada de Extinção, no entanto o CNCFlora reivindica uma lista de espécies ameaçadas pelo quase 10 vezes maior que a oficial, que constam no Livro Vermelho da Flora Brasileira.

Outro dado importante que o CNCFlora irá divulgar são mapas em que a ocorrência geográfica das espécies ameaçadas será sistematizada e hierarquizada buscando definir as áreas prioritárias para conservação no país todo do ponto de vista da conservação da flora. Segundo Gustavo Martinelli, coordenador geral do CNCFLora o mapa deve sair ainda esse ano.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA