01/09/2014
O Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e a prefeitura de São Miguel das Matas estão convidando os proprietários rurais do município para conversar sobre recuperação de APPs e implantação de cercas vivas. O evento ‘Ações Sustentáveis em São Miguel das Matas’ é uma atividade do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
O objetivo do evento é que os proprietários rurais do município conheçam as vantagens de recuperar áreas de preservação permanente degradadas, seja de nascente ou de mata ciliar, e de aderir à técnica da cerca viva que, entre muitos benefícios, evita o uso desnecessário de lenha para confecção de estacas. “Atividades como essa também ajudam a potencializar as ações da secretaria de abastecimento, agricultura e meio ambiente. Os nossos projetos de educação ambiental, reflorestamento e conscientização ambiental, não só para os agricultores, ajudam a fomentar as políticas públicas executadas no município, a gente trabalha levando informações em conjunto com a secretaria”, completa Felipe Bucheni, coordenador das ações de educação ambiental do projeto.
Para isso, a equipe do Gambá vai conversar sobre o projeto, esclarecer as dúvidas e contar como os produtores podem se tornar parceiros e receber os plantios. Aqueles que se interessarem pelos benefícios serão inscritos para receberem os plantios em suas propriedades. Felipe Bucheni explica que a educação ambiental é o foco do evento: “O trabalho tem que ser divulgado, com linguagem ampla e acessível a todos, para que as pessoas entendam a importância de fazer a preservação, não só para a natureza, mas para si mesmo. Queremos fazer ações de educação ambiental que levem essas informações ao proprietário rural.”
Mais sobre o Projeto Ações Ambientais Sustentáveis – Uma Nova Fase (2013-2015)
O Projeto Ações Ambientais Sustentáveis é desenvolvido na região do Recôncavo Sul Baiano, a sua primeira fase foi entre 2010 e 2012. Desde agosto de 2013, a segunda fase vem sendo executada e, atualmente, as ações abrangem os municípios de Amargosa, Castro Alves, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Santa Terezinha, São Miguel das Matas e Varzedo.
As ações do Projeto visam a recuperação dos remanescentes florestais de Mata Atlântica e Caatinga da região, o que promove a manutenção dos serviços ambientais prestados pela natureza, como produção de água e oxigênio e proteção de solos, contribuindo para a produção agrícola e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
Serviço
O quê: Evento Ações Ambientais em São Miguel das Matas
Quando: 05/09 – 09 às 12h
Onde: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel das Matas
Programação
08:00 às 08:30 – Recepção
08:30 às 08:40 – Abertura/Boas vindas
08:40 às 09:00 – Apresentação GAMBÁ
09:00 às 09:20 – Apresentação São Miguel das Matas – Helder
09:20 às 09:30 – Apresentação sobre cerca-viva. Cuidados e benefícios
Intervalo e lanche
09:50 às 10:10 – Apresentação Importância do reflorestamento
10:10 às 10:30 – Depoimentos de agricultores
10:30 às 12:00 – Inscrição de parceiros para plantios