Gambá contribui com discussões do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

04/04/2012

O Gambá marcou presença, com membros dos Conselhos Diretor e Consultivo e da Coordenação Executiva, no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), realizado no Centro de Convenções de Salvador/BA, de 28 a 31 de março/12, que contou com a participação de mais de 2 mil profissionais e estudantes das mais variadas áreas de conhecimento.

O Gambá participou apoiando discussões importantes como a crítica à extinção da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Educação da Bahia, além das manifestações contrárias ao novo Código Florestal, com pedido de veto pela presidente da República, e de adesão à articulação antinuclear brasileira, que propõe, dentre outras reivindicações, a paralisação da construção de usinas nucleares no Brasil.

Esse Fórum também foi um aquecimento e preparação para a Rio +20, (Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorrerá no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho), especialmente para a versão da sociedade civil, chamada de Cúpula dos Povos. O Gambá contribuiu com essas discussões, divulgando informações, dando esclarecimentos, inclusive sobre o Comitê Baiano para a Rio+20.

Nesta edição, o VII FBEA reafirmou os princípios do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (acordado na ECO-92), sendo mais um momento de reflexão da II Jornada Internacional de EA, que deverá finalizar na Rio+20.

A entidade colaborou ainda com a realização do Encontro Paralelo da Rede de Educação Ambiental da Bahia – Reaba, que ocorreu durante o VII FBEA, participando do planejamento e da execução desse encontro e do seu processo preparatório, além de auxiliar na estruturação do stand da rede baiana, dando suporte material e apoiando a divulgação do jogo da Carta da Terra.

Colaboração – O Gambá também marcou presença no lançamento da publicação sobre a Lei de Educação Ambiental da Bahia (nº 12.056/11), uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA (BA) e apresentada para o público durante o evento. O grupo contribuiu com depoimentos e reflexões sobre a lei e seu processo de elaboração, na “Roda de Conversa” sobre o tema, organizada pela SEMA.

Realizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA (formada pela articulação de aproximadamente 45 redes e coletivos de educação ambiental ativas no país), com a Rede de Educação Ambiental da Bahia – REABA, tendo como secretaria executiva do fórum o Instituto Roerich de Paz e Cultura do Brasil, com organização da Tattica Organização&Marketing de Eventos, o VII FBEA foi promovido pela primeira vez no Estado da Bahia, no simbólico ano da Rio+20.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA