Gambá e município de Dom Macedo Costa realizam evento em prol da Mata Atlântica

02/06/2014

No dia 27 de maio, dia nacional da Mata Atlântica, o município baiano de Dom Macedo Costa teve uma manhã voltada para atividades e debates sobre a preservação da Mata Atlântica, evento que foi realizado pelo Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá, por meio do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, em parceria com a Prefeitura municipal.

O evento contou com cerca de 20 participantes de diversos segmentos do município. O biólogo do Gambá, Felipe Bucheni, apresentou a trajetória da Ong  ao longo dos 32 anos de existência falando um pouco sobre suas ações na área de conscientização, conservação e sustentabilidade na região do Recôncavo Sul baiano. Em seguida, o engenheiro agrônomo do Gambá, Rodolfo Moreno, explanou informações técnicas sobre o Projeto Ações Ambientais Sustentáveis e compartilhou dados das contribuições do Gambá ao Bioma Mata Atlântica. Renato Cunha, coordenador geral do Projeto, contribuiu com a discussão trazendo para os presentes dados de desmatamento deste bioma e propostas para medidas mitigadoras, como é o caso do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, que já está saindo do papel em alguns municípios baianos.

O secretário de Meio Ambiente de Dom Macedo Costa falou sobre as atividades em prol da preservação da Mata Atlântica no município e ressaltou a parceria com o Gambá, afirmando que assim tem sido mais fácil conscientizar e reflorestar o município. O gestor de Projetos da Petrobras, Marcelo Pinheiro, falou sobre o desenvolvimento e cumprimento de metas de um projeto ambiental como  o Ações Ambientais Sustentáveis.

O evento foi encerrado com a doação de entrega mudas de pitangueira, nativas da Mata Atlântica. No período da tarde a equipe do Gambá e o representante da Petrobras visitaram áreas já reflorestadas por projetos anteriores do Gambá, visando observar os resultados e a percepção dos atores envolvidos. Na barragem da Jacutinga observou–se que mesmo com todas as adversidades o trabalho de reflorestamento realizado está dando resultados. Com o pensamento global e ações locais, o Grupo Ambientalista da Bahia e seus parceiros da região do Recôncavo Sul Baiano atuam em prol da transformação da paisagem e de um ecossistema equilibrado, a partir de ações de reflorestamento e conscientização social.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA