Gambá promove curso de prevenção e combate a incêndios na Serra da Jiboia

17/11/2017

Queimada ocorrida na região da pioneira, Serra da Jiboia, em fevereiro de 2017.

O curso, que acontece de 22 a 25 de fevereiro de 2018, na base do Gambá em Elísio Medrado, vai dar formação teórica e prática para possibilitar a criação de uma brigada voluntária de combate a incêndios na região. O objetivo é treinar um grupo de residentes dos municípios do entorno da Serra da Jiboia e outras unidades de conservação e remanescentes florestais da região e contar com o apoio das prefeituras para implementar as brigadas. Atualmente,  o grupamento do Corpo do Bombeiros mais próximo está em Santo Antônio de Jesus e quando há queimadas na Serra, devido à distância, o controle e extinção do fogo fica prejudicado.

O curso de 40h vai ser ministrado por profissionais e brigadistas que têm experiência de atuação no Parque Nacional da Chapada da Diamantina e no corpo de bombeiros, ele será dividido em um módulo de primeiros socorros e outro de prevenção e combate a incêndios. Serão 50 vagas destinadas prioritariamente a moradores do Recôncavo Sul, em municípios onde seja identificada necessidade de combate a incêndios florestais. Para se inscrever é necessário preencher o formulário clicando nesse link e aguardar email com instruções para depositar a taxa de inscrição de R$100 (almoço nos 4 dias está incluso noval. O curso será realizado na base do Gambá na Serra da Jiboia, o Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre, em Tabuleiro de Monte Cruzeiro, zona rural de Elísio Medrado. Será possível realizar a hospedagem no CPMVS, consulte as condições.

Inscreva-se no curso

A Serra da Jiboia é um dos últimos remanescentes florestais do Recôncavo Sul Baiano, já foi apontada como área prioritária para conservação para proteger os atributos de flora e fauna e serviços ambientais, como a provisão de água. Mais recentemente, Gambá e UFRB conduziram uma série de estudos que culminaram na confecção de uma proposta técnica de criação de duas unidades de conservação na área, compondo um mosaico com a RPPN que já existe lá. A proposta técnica vem sendo entregue desde o início de 2016 aos órgãos competentes e a sociedade civil local segue cobrando que as unidades sejam implementadas, embora ainda sem resultado.

Adiamento:  O curso foi inicialmente planejado e divulgado para ser realizado de 06 a 09 de dezembro, depois entre os dias 31/01 e 03/02, mas devido a problemas de agenda dos instrutores, foi adiado para o período de 22 à 25 de fevereiro.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA