Gambá realiza oficinas de diagnóstico dos Planos Municipais de Mata Atlântica em Santa Cruz Cabrália e Eunápolis

12/09/2014

Foram realizadas essa semana as duas primeiras oficinas para construção de diagnóstico dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica que Gambá e SOS Mata Atlântica estão realizando em parceria com as prefeituras de 9 municípios do sul e extremo sul da Bahia, além dos parceiros do projeto. Diversos atores da sociedade civil e setor público de Santa Cruz Cabrália e Eunápolis reuniram-se para levantar e debater informações que vão compor o diagnóstico e embasar o plano de ação relativo à gestão, proteção e uso da Mata Atlântica em seus municípios.

“Foi o início do processo para receber informações e compor o diagnóstico. As atividades atenderam às nossas expectativas e já estamos nos preparando para as novas oficinas de Cabrália e Eunápolis, em novembro. A maioria dos presentes elogiou e valorizou muito a construção coletiva dos planos municipais. Para a nova fase queremos envolver uma diversidade maior de atores dos municípios, agregar os segmentos que não estiveram presentes”, avalia o coordenador do projeto, Renato Cunha.

A próxima cidade a realizar a oficina de diagnóstico será Canavieiras, dia 17 de setembro. Ainda serão agendadas e realizadas oficinas em Belmonte, Mascote, Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Itapebi.

Mais sobre as atividades

Santa Cruz Cabrália realizou sua oficina na terça-feira, dia 09, com a participação de cerca de 60 pessoas, entre representantes do poder público, de associações comunitárias, pescadores e indígenas. A presença das associações dos assentamentos de reforma agrária Planalto e Maravilha II apontou o debate para a relevância dos assentados para a conservação e boa gestão da Mata Atlântica, através do estímulo a uma agricultura menos agressiva.

A oficina em Eunápolis, realizada na quarta, dia 10, contou com a presença de quase 70 pessoas, entre representantes do poder público, da sociedade civil, alunos e professores do IFBA. As informações obtidas e discutidas mostram a necessidade de restaurar áreas de preservação permanentes e de reserva legal e também da criação de Unidades de Conservação nos fragmentos de Mata Atlântica ainda existentes. Ainda não existe nenhuma no município.

A Conservação Internacional trouxe para a atividade de Eunápolis informações sobre mudanças climáticas e apresentou alguns cenários para a região, este tema também irá compor as estratégias dos Planos Municipais. As próximas oficinas em Eunápolis e Santa Cruz Cabrália serão realizadas nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente. Elas servirão para validar o diagnóstico construído e iniciar a elaboração participativa do plano de ação.

Participantes da oficina de Santa Cruz Cabrália realizam o Mapa Falado, localizando espacialmente inúmeras informações relativas à Mata Atlântica no municípioParticipantes da oficina de Santa Cruz Cabrália realizam o Mapa Falado, localizando espacialmente inúmeras informações relativas à Mata Atlântica no município

 

Ameaças à Mata Atlântica são elencadas durante a oficina em Eunápolis

Ameaças à Mata Atlântica são elencadas durante a oficina em Eunápolis

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA