Gambá realiza projeto que visa fortalecimento de Unidades de Conservação

02/05/2012

O Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá está contribuindo para o fortalecimento das áreas protegidas no Extremo Sul da Bahia. Através de parceria com a Conservação Internacional – CI e ação conjunta com o Conselho do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, o projeto intitulado Criação e Gestão Integrada de Áreas Protegidas no Sul da Bahiadesenvolve uma agenda de ações na região até maio de 2012. O projeto dá continuidade às ações iniciadas pela Flora Brasil e CI, através do Fundo Global para Conservação.

As ações do projeto tanto contribuem para o fortalecimento da atuação do Mosaico na Região do Extremo Sul.  O projeto também vai realizar o levantamento fundiário nas unidades do Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades e dos Parques Nacionais de Boa Nova e Alto dos Cariris.

Ações – No que tange ao Mosaico do Extremo Sul, o Gambá promoveu na região seis oficinas de sensibilização, de 9 a 21 de abril com aldeias indígenas e comunidades pesqueiras: Guaxuma, Corumbau, Aldeia Velha, Coroa Vermelha, Barra Velha e Caraíva, Pequi, Tibá e Meio da Mata. A atividade estimulou a participação dos atores sociais no Conselho Consultivo do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia (Comapes) e na gestão integrada das unidades de conservação. Também é prevista uma capacitação para os conselheiros do Mosaico, com objetivo de fortalecer e qualificar a atuação deste conselho, no âmbito da área do Mosaico.

Além da atualização fundiária dos Parques Nacionais do Aldo Cariri e Boa Nova, também será realizado um curso de capacitação para Condutores de Visitantes, ação fundamental para fortalecer e melhor organizar a visitação de ecoturismo já desenvolvido nesta região de belíssimas paisagens e recursos naturais.

Histórico – O projeto dá continuidade à ação iniciada pela Conservação Internacional em 2002, constituindo de lá para cá 13 unidades de conservação, somando 307 mil hectares. Nesses sete anos de existência, o projeto inaugurou metodologias de criação e ampliação da garantia de transparência e participação social. Desde seu início, o projeto visava a ampliação da cobertura de proteção de áreas representativas da Mata Atlântica no estado da Bahia.

Os estudos técnicos gerados contribuíram decisivamente para a decretação das Reservas Extrativistas de Canavieiras, bem como a ampliação do ParNa Pau Brasil, criação do Refúgio de Vidas Silvestres e dos três parques nacionais do Alto Cariri, Boa Nova e Serra das Lontras.

Sem dúvidas, na caminhada houve dificuldades e desafios, mas também avanço. Um deles foi compreender que as Unidades de Conservação não significam um território apenas de conservação dos recursos naturais, mas sim um irradiador de geração de renda e melhoria da vida das pessoas que vivem nas proximidades dessas unidades.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA