Itabela, Guaratinga e Itagimirim vão debater conservação e uso sustentável da Mata Atlântica

28/10/2014

Atividades nos três municípios vão construir de forma participativa diagnósticos para os Planos Municipais de Conservação e Restauração da Mata Atlântica

As oficinas dos Planos Municipais de Mata Atlântica no sul e extremo sul da Bahia continuarão na primeira semana de novembro. Gambá, SOS Mata Atlântica e as prefeituras municipais realizarão oficinas para diagnosticar junto com a sociedade civil e poder público local o estado de conservação, o uso e conflitos acerca da Mata Atlântica nos municípios de Itabela (dia 4), Guaratinga (5) e Itagimirim (7).

Pedra do Oratório
Pedra do Oratório, parte de uma das unidades de
conservação do município de Guaratinga

As oficinas fazem parte da construção do Plano Municipal de Mata Atlântica dos três municípios. O diagnóstico levanta as potencialidades, ameaças e fraquezas da conservação na área para embasar a construção do plano de ação, cujo objetivo é criar estratégias para o uso sustentável da Mata Atlântica no município. Dado o papel estratégico deste plano de ação e a necessidade de contemplar diferentes formas de uso sustentável do território e da Mata Atlântica, é fundamental a ampla participação social na elaboração do diagnóstico. Por isso, a equipe do projeto tem se empenhado em mobilizar representações de diversos setores da sociedade civil e do poder público dos municípios, garantindo as condições para que o processo seja feito participativamente.

Para Renato Cunha, coordenador do projeto no Gambá, “o Plano de Mata Atlântica é uma ferramenta importante para a gestão territorial local. Ele contribui para uma melhor gestão ambiental do município, porque propicia que ele possa encarar seus próprios problemas através de um sistema de gestão. Sem precisar esperar o governo federal ou estadual para a implementação das políticas de conservação e recuperação do bioma, como geralmente vem acontecendo”.

A construção do diagnóstico de Mata Atlântica de Itabela, Guaratinga e Itagimirim faz parte do projeto executado pelo Gambá e SOS Mata Atlântica, em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, WWF, Conservação Internacional, Veracel Celulose, Rede de ONGs da Mata Atlântica, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e prefeituras. Serão realizados os Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica de 9 municípios do sul e extremo sul da Bahia: Belmonte, Canavieiras, Eunápolis, Mascote, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália.

Planos Municipais de Mata Atlântica

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um instrumento previsto na Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/06), que deve ser pactuado entre diversos atores sociais para pautar políticas públicas de conservação da Mata Atlântica. Ele é composto de um diagnóstico da situação do município e um plano de ação visando o futuro.

Após ser construído de forma participativa, o plano deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e, com isso, o município pode pleitear financiamentos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, assim que ele for regulamentado.

Serviço

Oficina de diagnóstico do Plano Municipal de Mata Atlântica de Itabela

Quando: 04/11/2014

Onde: Rotary Clube de Itabela, Avenida Guaratinga, s/n – Itabela (BA)

Horário: 8:30 às 17h

 

Oficina de diagnóstico do Plano Municipal de Mata Atlântica de Guaratinga

Quando: 05/11/2014

Onde: Centro Cultural de Guaratinga, avenida JK, S/N (em frente à prefeitura) – Centro, Guaratinga (BA)

Horário: 8:30 às 17h

 

Oficina de diagnóstico do Plano Municipal de Mata Atlântica de Itagimirim

Quando: 07/11/2014

Onde: Ginásio de Esportes de Itagimirim, Rua Padre Raimundo, S/N – Centro, Itagimirim (BA)

Horário: 8:30 às 17h

 

 

Para informações de como participar, entrar em contato com Osvaldina: (73) 9152 1090 (TIM), 9994 1463 (VIVO) ou 8848 8592 (OI) – osvaldinacruz@hotmail.com

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA