Municípios do Ceará e Piauí discutem conservação da Mata Atlântica

21/09/2012

Perspectivas positivas para conservação da Mata Atlântica nos municípios do Ceará e Piauí e atores sociais mobilizados para trabalhar pela recuperação do bioma. Esse é o resultado da Capacitação em Planos Municipais de Mata Atlântica, realizado pelo Gambá em Fortaleza, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, contando com o apoio da Fundação Mata Atlântica Cearense, Instituto Ambiental de Estudos e Assessoria, Centro Ecológico Aroeira, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fortaleza e Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará.

O evento contou com a participação de representantes dos municípios cearenses de Maracanaú, Ipu, Icapuí, Aratuba, Pacatuba, Fortaleza, Maranguape, Viçosa do Ceará, São Benedito, Caucaia, além de gestores de áreas de conservação do Estado. Na oportunidade, estiveram presentes representações das cidades piauienses de Terezina e Parnaíba. Na abertura do evento, o Secretario de Meio Ambiente de Fortaleza, Adalberto Alencar, selou compromisso de elaborar o plano de conservação e recuperação da Mata Atlântica na capital cearense.

Para Renato Cunha, coordenador do Gambá, as perspectivas de desdobramentos de ações de conservação e recuperação do bioma, a partir da capacitação são bastante positivas. Contudo, será necessário aguardar o fim do período eleitoral e as definições políticas nos municípios para poder ter garantia da construção desses novos planos. Nas discussões ficou evidente a carência de políticas voltadas para conservação da mata atlântica tanto no Ceará, quanto no Piauí (estado que corre reais riscos de ser retirado do mapa nacional da Mata Atlântica). Os participantes elaboraram e aprovaram uma moção exigindo do Governo do Estado do Ceará e do Conselho de Políticas Ambientais a constituição de estratégias e um conjunto de políticas para conservação da Mata Atlântica.

A capacitação foi aberta por um Seminário sobre Planos Municipais de Mata Atlântica: Desafios da Implementação, marcado pelo lançamento do Manual de Elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. O evento contou com a participação de Mário Montovani, da SOS Mata Atlântica, Jean-François Timmers, da WWF e Beth Braga, Sociedade Nordestina de Ecologia. As ações do integram o projeto Capacitação para Implementação de Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica no Nordeste e elaboração de Planos Demonstrativos, executado pelo Gambá e realizado com recursos do Ministério do Meio Ambiente, por meio do PDA e com apoio da Cooperação Alemã (GIZ e KfW).

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA