Oficina vai construir diagnóstico da Mata Atlântica em Canavieiras

12/09/2014

O Grupo Ambientalista da Bahia, Fundação SOS Mata Atlântica, prefeitura e a Assessoria para Assuntos de Meio Ambiente de Canavieiras vão promover no dia 17/09 uma atividade para levantar e debater dados sobre a Mata Atlântica no município. A oficina de diagnóstico, que será realizada no auditório da Secretaria de Educação, faz parte da construção do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

O objetivo do plano é criar estratégias para o uso sustentável da Mata Atlântica no município. Para Renato Cunha, coordenador do projeto no Gambá, “o Plano de Mata Atlântica é uma ferramenta importante para a gestão territorial local. Ele contribui para uma melhor gestão ambiental do município, porque propicia que ele possa encarar seus próprios problemas através de um sistema de gestão. Sem precisar esperar o governo federal ou estadual para a implementação das políticas de conservação e recuperação do bioma, como geralmente vem acontecendo”.

Durante a oficina do dia 17, serão construídas informações importantes para a realização e composição do diagnóstico com atores sociais locais. Os dados, que vão desde a identificação e mapeamento de fragmentos de Mata Atlântica, passando pela análise dos instrumentos de gestão ambiental, até a identificação de demandas populares que se relacionem ao uso, à proteção e à conservação do bioma, vão embasar os planos de ação, próxima fase do projeto.

As oficinas procuram envolver o maior número de atores sociais para construir coletivamente um diagnóstico que retrate as necessidades específicas de cada município. Para Patrick Nery, assessor de assuntos ambientais de Canavieiras, a Mata Atlântica no município encontra-se bem preservada, “temos um importante remanescente florestal e ecossistema associado preservados. A exemplo dos manguezais e das zona rural preservada, em alguns pontos com a flora consorciada com plantio de cacau”, explica. Ele acrescenta também que o Plano Diretor Urbano é um importante documento de referência para guiar o zoneamento do turismo e agricultura de forma sustentável.

A construção do diagnóstico de Mata Atlântica de Canavieiras faz parte do projeto executado pelo Gambá e SOS Mata Atlântica, em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA,  WWF, Conservação Internacional, Veracel Celulose, Rede de ONGs da Mata Atlântica, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e prefeituras. Serão realizados os Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica de 9 municípios do sul e extremo sul da Bahia: Belmonte, Canavieiras, Eunápolis, Mascote, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália.

Planos Municipais de Mata Atlântica

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um instrumento previsto na Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/06), que deve ser pactuado entre diversos atores sociais para pautar políticas públicas e proteger a Mata Atlântica. Ele é composto de um diagnóstico da situação do município e um plano de ação visando o futuro.

Após ser construído de forma participativa, o plano deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e, com isso, o município pode pleitear financiamentos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, assim que ele for regulamentado. 

 

Serviço

Oficina de diagnóstico do Plano Municipal de Mata Atlântica de Canavieiras

Quando: 17/09/2014

Onde: Auditório da Secretaria de Educação – Praça da Bandeira, nº 01, Centro

Horário: 8:30 às 17h

Para informações de como participar, entrar em contato com Ana Claudia Fandi: (73) 9964 3054 / anacfandi@gmail.com

 

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA