Ações/campanhas em defesa dos manguezais

Em 2006, o Gambá começou a participar das discussões e ações visando a proteção dos manguezais do litoral sul baiano. Uma das idéias propostas, trabalhada por ambientalistas, moradores e outras entidades ligadas aos movimentos sociais da região, foi a criação de uma rede para defesa dos manguezais da Bahia, principalmente na região de Abrolhos, onde a pressão e o interesse de políticos e empresários baianos e capixabas para a implantação de fazendas de camarões eram muito grandes. Para articular as ações em defesa deste importante patrimônio ambiental brasileiro, uma das mais ricas biodiversidades marinhas do Oceano Atlântico, foi criada a Coalizão SOS Abrolhos, da qual faz parte, além do Gambá, um conjunto de instituições internacionais, nacionais, regionais e locais, para pressionar o governo para a proteção deste território.

A Rede MangueMar, outro coletivo que o Gambá ajudou a criar, em 2007, pensando ampliar esta luta para toda a costa baiana e brasileira, visa promover ampliar esta articulação entre ONGs e movimentos sociais para desenvolver uma ação política coordenada visando proteger o frágil ecossistema dos manguezais das regiões Sul, Extremo Sul, Baixo Sul, Recôncavo e Litoral Norte da Bahia, considerados ecossistemas associados a Mata Atlântica. Pescadores, ambientalistas, marisqueiros, sindicalistas e outras entidades da sociedade civil defendem uma alternativa viável para a gestão dos recursos naturais e para o sustento das comunidades de pescadores tradicionais: a criação de reservas extrativistas, unidades de conservação de uso sustentável, que tem como objetivo a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

Estas ações realizadas não foram interrompidas e sempre que necessário e possível, elas voltam a serem trabalhadas. A participação do Gambá nos dois coletivos citados e em ações de proteção a região costeira e marinha continuam.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA