Conservação da avifauna resgatada do Comércio e na Região do Recôncavo Sul Baiano

As ações de conservação da fauna silvestre do Gambá surgem a partir do combate ao comércio e cativeiro ilegais de animais silvestres, com o conseqüente resgate, a reabilitação e a soltura dos animais. Até a presente data já passaram 4.182 mil animais silvestres entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios pelo Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre – CPMVS, com resultados surpreendentes, onde mais de 80% foram reabilitados e devolvidos à natureza, a maioria é de aves, passeriformes.

O trabalho de manejo, resgate, reabilitação e soltura da fauna silvestre se constituem em estratégia de conservação, pois o repovoamento faunístico de remanescentes florestais, especialmente de áreas protegidas, contribui para a preservação da biodiversidade. A reintrodução de animais silvestres em ambientes naturais consiste em mecanismo de regeneração, promovendo a manutenção das funcionalidades vitais e serviços ambientais da vida silvestre (dispersão, polinização, mecanismos de controle e de reprodução de populações, dentre outros) importantes para a manutenção das florestas.

Desde 1998, o trabalho de manejo de fauna, particularmente de aves, foi apoiado pelo MMA/IBAMA/CEMAVE (Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres), que autorizou o anilhamento de aves silvestres fornecendo as anilhas.

A partir de então, o Gambá realizou ações de resgate, reabilitação e reintrodução da fauna para repovoamento de áreas silvestres, em convênio com o Ibama e apoio do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Segurança Pública Estadual, através das Polícias Militar e Civil, como também da Policia Rodoviária Federal.

Em 2007, o GAMBÁ desenvolveu um Projeto de Monitoramento Profilático dos Animais Silvestres do CPMVS, juntamente com veterinários vinculados ao Hospital Veterinário Dr. Vicente Borelli da Faculdade Pio Décimo, sediado em Aracaju – SE, realizando um cuidadoso monitoramento clínico-veterinário dos animais silvestres recebidos e reabilitados no CPMVS.


Transferência de aves para os viveiros de reabilitação.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA