CPMVS, um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica na Serra da Jiboia

25/06/2020

O CPMVS, base de trabalho do Gambá na Serra da Jiboia, teve seu título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) renovado. Isso significa que o centro em Elísio Medrado, onde o Gambá mantém um viveiro de mudas nativas e realiza vivências de educação ambiental, é considerado um espaço vitrine das premissas do programa Reserva da Biosfera. A renovação do título aconteceu em junho e foi concedida pelo Conselho Nacional da RBMA

A Reserva da Biosfera é um programa da UNESCO de gestão participativa para conservação de biomas ao redor do mundo. No caso da Mata Atlântica, são desenvolvidas ações de defesa em 17 estados brasileiros. Um dos instrumentos para a efetivação dos seus objetivos são os postos avançados, espaços onde pelo menos dois dos três pilares do programa são trabalhados: conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento. Cada título de Posto Avançado é válido por quatro anos e passa por um processo rigoroso de validação.

Desde o ano 2000, o Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre tem o título que vem sendo renovado desde então. O CPMVS foi criado em 1982, a partir do sonho de Elbano Paschoal de construir um espaço em meio a Serra da Jiboia para desenvolver o trabalho com restauração florestal e reintrodução de fauna. Desde então o Gambá tem mantido o espaço ativo e atualmente mantém lá seu viveiro de mudas nativas de Mata Atlântica e Caatinga e recebe vivências de educação ambiental, além de pesquisadores que desenvolvem trabalhos na região. Também é um ponto de apoio importante na luta que Gambá e parceiros desenvolvem para a conservação da Serra da Jiboia e a criação de Unidades de Conservação na área.

Saiba mais sobre o viveiro do Gambá e sobre as vivências que realizamos no CPMVS.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA