Encontro faz balanço de projetos sustentáveis em Salvador

21/01/2020

Projetos financiados pelo edital Casa Cidades encerram atividades com apresentação dos resultados e olhar para o futuro

Uma cidade inclusiva, resiliente e sustentável, esse foi o objetivo dos 11 projetos selecionados pelo edital Casa Cidades em Salvador. As iniciativas que estiveram atuantes em 2018 e 2019, mostram agora o trabalho desenvolvido e propõem um olhar para a continuidade das atividades e atuação em rede. O Encontro dos Projetos Casa Cidades Salvador vai acontecer na próxima quinta-feira (23/01), a partir das 14h, na Cese (R. da Graça, 164) e é aberto para que o público conheça as atividades desenvolvidas e até mesmo procure se integrar nessa rede de entidades e pessoas que querem cuidar da cidade como cuidamos de nossa casa.

O coordenador executivo do Gambá, Renato Cunha, explica o objetivo do encontro, “queremos dar mais visibilidade a essas ações e envolver as pessoas. É interessante que outras entidades, pessoas e projetos participem, seja dos movimentos sociais ou da academia, para replicar em outras oportunidades. Queremos também ver como dar continuidade a essa rede de projetos de sustentabilidade, tão necessária em Salvador. A intenção é essa, construir cidades mais inovadoras, resilientes e sustentáveis”, explica.

Os projetos selecionados trataram de mobilidade ativa, acessibilidade, reciclagem, reuso de resíduos, educação ambiental, revitalização de espaços comunitários entre outros temas afinados com os pontos 11 e 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. 

Um exemplo foi o projeto Acessibilidade Melhor Para Todos, realizado por estudantes do Colégio Edgard Santos. A ideia gestada em anos anteriores era construir um aplicativo que mapeasse e reportasse às autoridades os locais com falta de acessibilidade.“A nossa maior dificuldade foi financeira, porque nós precisávamos dos computadores para começar a trabalhar e não tínhamos recurso para comprar nem pagar as bolsas dos alunos. Aí entrou o Fundo Casa e nós conseguimos”, contou a estudante Isabella Souza Santos. Em outros casos, como no do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, o recurso do projeto permitiu a manutenção das atividades de reivindicação de direitos das cooperativas de catadores . “Ações como essa do Fundo Casa, apoiando nosso projeto “Cuidar da Cidade: Nossa Casa Comum”, têm garantido um fôlego a esses empreendimentos e esses trabalhadores para que eles se mantenham na luta, oxigenados. Se não tivermos garantida a possibilidade de ir e vir, a gente não consegue nem gritar o que a gente precisa. Então o projeto tem garantido essa circulação e nos mantido dentro da agenda, porque não é fácil”, explicou o assessor do Complexo, Joilson Santana.

Os projetos são executados por coletivos de diferentes tamanhos e enfrentam o desafio permanente de continuar suas atividade com o difícil cenário de financiamento para organizações da sociedade civil. Por isso o encontro vai tratar também de como fortalecer essas entidades. A diretora executiva da Cordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Sônia Gomes Mota, vai compartilhar sua experiência na palestra ‘Desafios e caminhos dos movimentos sociais’. Está prevista também uma dinâmica para traçar os pontos de contato entre todas as organizações presentes, buscando para fortalecer cada iniciativa a partir da ação em rede.  

O edital Casa Cidades é uma iniciativa do Fundo Socioambiental Casa, viabilizado a partir do financiamento do Fundo Socioambiental Caixa e da Fundação OAK. Foram 10 regiões metropolitanas brasileiras contempladas e, em Salvador, a articulação local dos projetos selecionados ficou a cargo do Grupo Ambientalista da Bahia.

Serviço:

Encontro dos Projetos Casa Cidades Salvador

Quando: 23/01, a partir das 14h

Onde: CESE (R. da Graça, 164, Graça)

Evento aberto e gratuito

Inscreva-se até o dia 21 através do link: https://forms.gle/LWekeJV5V8ZygaYK7

Clique e saiba mais sobre os projetos do Fundo Casa:

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA