Projetos fortalecerão ações de conservação no Extremo Sul

16/03/2012

Milene Maia apresentou as ações do projeto e Gestão Integrada de Áreas Protegidas no Sul da Bahia para o Comapes

O Conselho Consultivo do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia (Comapes) conheceu um pouco dos projetos que estão sendo realizados na região, na última reunião ordinária, realizada no dia 6 de março, em Itamaraju, na sede da organização Flora Brasil. Na oportunidade, os integrantes do conselho puderam conhecer e estruturar juntos a agenda de atuação do projeto Criação e Gestão Integrada de Áreas Protegidas no Sul da Bahia, realizado pelo Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia, com financiamento da Conservação Internacional.

A parceria busca contribuir para o fortalecimento do Mosaico na região, por meio de atividadesde capacitação e de sensibilização de atores sociais e gestores, além de ações de comunicação. O projeto prevê apoio para implementação de novas unidades de conservação que foram criadas em 2010.

No que tange ao fortalecimento do Mosaico, as ações previstas envolvem oito oficinas em aldeias pataxó e comunidades de pescadores em Guaxuma, Corumbau, Aldeia Velha, Coroa Vermelha, Barra Velha e Caraíva, Pequi, Tibá, Boca da Mata e Meio da Mata. O projeto também dará apoio à Secretaria Executiva do Comapes, por meio da capacitação de conselheiros para uso de ferramentas de comunicação e fortalecimento da atuação dos conselheiros no contexto do Mosaico.

Na oportunidade, o Comapes pôde conhecer outro projeto da Conservação Internacional, voltado para o monitoramento das mudanças climáticas na região de Abrolhos, avaliando as condições de vulnerabilidade da região do Extremo Sul. O projeto observa os impactos do clima no contexto do manguezal de Abrolhos, das regiões costeiras das Filipinas e os terrenos áridos da África do Sul.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA