Gambá recebe alunos da UFBA para realizar campo na Serra da Jiboia

13/04/2016

Na primeira semana de abril, duas turmas de alunos de biologia da UFBA estiveram na base do Gambá na Serra da Jiboia realizando trabalho de campo acompanhados do professor Adolfo Calor. Foram cerca de 30 alunos no dia 4 e mais 8 estudantes que ficaram do dia 7 ao dia 10. O objetivo era coletar insetos para uma coleção entomológica.

A coleta foi realizada no entorno da base do Gambá, área bem conservada da Serra da Jiboia que, segundo levantamentos técnicos, possui rica fauna, flora e funções ecológicas. A trilha Guapuruvu, percorrida pelos alunos, foi conduzida pelos viveiristas do Gambá que conhecem a serra de cabo a rabo.

Os alunos da disciplina Zoologia II passaram somente um dia na base do Gambá. Ao chegar, receberam uma palestra sobre o Projeto Serra da Jiboia  e saíram no fim de tarde para realizar a coleta de insetos. A atividade se estendeu até a noite, período mais favorável para encontrar os insetos.

visita0404

 

 

Já os alunos da disciplina Insecta tiveram uma estadia estendida. Foram 3 dias acampados no Gambá, realizando saídas diárias a campo. Os insetos coletados à  noite eram organizados nas coleções pela manhã. Além do trabalho de campo, o Gambá propôs atividades complementares como uma conversa sobre a metodologia de construção de proposta de Unidade de Conservação utilizada no Projeto Serra da Jiboia, a história do Gambá e um curso básico de georreferenciamento.

IMG_3133

A coleta foi feita com vários instrumentos e armadilhas luminosas. O desafio era encontrar a maior diversidade de ordens taxonômicas possível. Enquanto os estudantes eram craques em identificar nomes científicos, os viveiristas do Gambá ajudavam a encontrar os melhores lugares e conheciam muito dos hábitos dos insetos.

IMG_2987

IMG_3228

Foram 3 dias de muita interação e aprendizado. Os viveiristas do Gambá foram elogiados pelo conhecimento dos bichos e plantas da Serra, além da atenção na condução do grupo. Tanto nas atividades quanto nos momentos de integração, criou-se um espaço valioso de diálogo entre os conhecimentos adquiridos na academia, na vivência com a natureza e no desenvolvimento de projetos e políticas públicas de conservação.

Gambá investe em turismo científico

O Gambá tem larga experiência, de quase 20 anos, em recepcionar pesquisadores na Serra da Jiboia, mas essa foi a primeira experiência com grupos maiores e englobando mais atividades, num pacote de turismo científico. Essa tem sido uma das alternativas desenhadas pela instituição para garantir a continuidade de suas atividades de produção de mudas e reflorestamento na Serra da Jiboia sem depender exclusivamente de recursos de projetos.

O Gambá está aberto para receber pesquisadores que realizem trabalhos na Serra da Jiboia, grupos de estudantes de graduação e realizar atividades de educação ambiental voltada para estudantes do ensino médio e fundamental. Para grupos de até 6 pessoas dispomos de acomodação em quartos e para grupos maiores, espaço estruturado para camping. As atividades de turismo científico são desenvolvidas de forma socioambientalmente responsável, procurando reduzir os impactos nas trilhas, respeitando a biodiversidade local para que não haja degradação.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA