Vivências

vivencia_logo

Há cerca de 20 anos o Gambá estruturou o Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre (CPMVS), no munícipio de Elísio Medrado, Recôncavo Sul da Bahia. Desde então trabalhamos pela conservação ambiental e plantamos mudas nativas na região. Temos recebido inúmeros visitantes que já realizaram Vivências de diversos tipos, seja participando de atividades de articulação para conservação, pesquisando ou buscando contato com a natureza.

O Gambá está de portas abertas para receber grupos que queiram conhecer ou pesquisar na Serra da Jiboia. Estamos investindo em melhorar nossa infraestrutura e serviços para receber hóspedes no CPMVS.

A visita de pesquisadores que realizam seus trabalhos na Serra da Jiboia e de escolas e universidades para conhecer as atividades do viveiro de mudas nativas tem sido uma constante e contribuído em processos de educação ambiental das comunidades e de muitos estudantes da região e entorno.

O Gambá é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e depende de recursos que financiem nossos projetos. Para tanto, buscamos editais públicos e privados relacionados às atividades que desenvolvemos, mas esse financiamento é inconstante. Para complementar esses recursos estruturamos Negócios Socioambientais: o Viveiro (produção de mudas) e as Vivências na Serra da Jiboia. Os recursos arrecadados com essas atividades são revertidos para a manutenção da estrutura do Gambá e suas atividades.

serradajiboia5

Vista aérea do CPMVS

serra face norte_3555

Face norte da Serra da Jiboia

CPMVS e a produção de mudas, Serra da Jiboia ao fundo.

CPMVS e a produção de mudas, Serra da Jiboia ao fundo.

Equipe do Gambá no Projeto PAAS (2013-2015)

 

 

Conheça nossas Vivências:

Visita educativa ao viveiro – Conhecendo e praticando a Restauração

Na visita é possível conhecer boa parte do processo de restauração florestal. Nossos viveiristas dão uma aula sobre a coleta de sementes na floresta e seu processamento, seguido da produção de mudas, o crescimento no viveiro, e por fim, o plantio em áreas degradadas.

A atividade pode incluir um passeio pela Trilha do Guapuruvu ( 1200 metros, nível fácil), guiada por nossos condutores, onde é possível avistar espécies de plantas e animais, principalmente insetos. Também pode ser possível conhecer de perto áreas restauradas.

A visita pode ser planejada para um turno ou para o dia inteiro. Caso o grupo deseje, podemos servir café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Temos capacidade para receber grupos de no máximo 50 pessoas. Contudo, para realizar a trilha, os grupos devem ter 20 visitantes cada, para não causar impacto ambiental e devem ser acompanhados pelos nossos condutores.

DSC00699

Estudantes visitam o CPMVS e conhecem o processo de restauração florestal

 

Estadia para Pesquisadores

Pesquisadores que estão realizando estudos e coletas podem contar com o CPMVS para se hospedar e com nossa equipe local para os conduzir nas trilhas da Serra da Jiboia.

A localização privilegiada do CPMVS, incrustada em área florestada, com ótimos indicadores de biodiversidade e a experiência da equipe local do Gambá sobre a Serra já auxiliaram inúmeros estudiosos na produção de conhecimento sobre o local e sobre conservação ambiental.

No momento, temos 7 leitos em 2 quartos compartilhados. Oferecemos cozinha equipada, wifi e bancada para estudos. Caso deseje, podemos providenciar profissional para preparar as refeições.

Para realizar coletas é necessário seguir a legislação ambiental e apresentar credenciamento válido junto aos órgãos responsáveis.

Para as incursões na mata, na região do CPMVS, o Gambá pode oferecer o serviço de condutores, especialmente para os que não conhecem a região da Serra.

 

Trabalho de campo para universitários:

Estudantes universitários têm muito a aprender na Serra da Jiboia. Além de conhecimentos sobre restauração e a caminhada na trilha, o Gambá pode oferecer palestras e informações sobre a região, que complementem a formação profissional dos estudantes sobre os seguintes temas:

• Gambá: história e atividades
• Serra da Jiboia: produzindo água
• Recuperação de áreas degradadas
• Mata Atlântica: importância e legislação
• Educação Ambiental: sensibilização e legislação
• Georreferenciamento
• Ecoturismo
• outras (a combinar)
.
Caso a atividade de campo dure mais de um dia, além da acomodação em 7 leitos (2 quartos compartilhados), temos área de camping para até 40 pessoas. Podemos providenciar também todas as refeições no CPMVS, se for de interesse do grupo, incluindo no orçamento.

IMG_3228

Grupo de estudantes realiza coleta de insetos à noite

IMG_2987

Coletando insetos durante atividade de campo

IMG_3133

Estudantes conhecem o viveiro do CPMVS

visita0404

Grupo inicia campo na Trilha do Guapuruvu, no CPMVS

Reservando uma Vivência

Para saber mais, consultar preços, solicitar orçamentos e agendar visita escreva para vivências@gamba.org.br, passando as informações básicas sobre a atividade que tem interesse em realizar:

• Instituição
• Objetivo da visita
• Número de pessoas
• Se estudantes, de que curso ?
• Faixa(s) etária(s) do grupo
• Data/turno de interesse
• Deseja estadia em quarto?
• Deseja acampar?
• Deseja refeições? quais?
• Deseja o serviço de condutor?
• Deseja palestra?

Conhecendo mais sobre a Serra da Jiboia proposta

 

Clique e acesse a “Proposta de Unidades de Conservação da Serra da Jiboia”, documento de caracterização da área, produzido pelo Gambá e UFRB, que inclui algumas listas de espécies locais. 

 

Orientações Gerais

Para garantir uma estadia segura, agradável e manter uma relação harmoniosa com nossos propósitos e objetivos, estabelecemos as seguintes regras para a estadia em nossa base:

• Por questões de segurança, exige-se o uso de calças compridas e calçado fechado, blusas de manga, curta ou longa para fazer as trilhas e recomenda-se os mesmos cuidados em todas as instalações do CPMVS.

• Recomenda-se também, a utilização de itens de proteção como: protetor solar, repelente, boné/chapéu e caneleira.

• É proibido o descarte de lixo nas instalações do CPMVS e matas adjacentes. Para descartar corretamente, siga as orientações dos funcionários locais;

• É proibido fumar nas dependências do CPMVS;

• É proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas dependências do CPMVS;

• É proibida a entrada no CPMVS de animais domésticos, com exceção de cães guias para cegos.

 

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA