Criação, Implementação e Gestão Integrada de Áreas Protegidas no Sul da Bahia

Proposta e localização de novas UCs no Extremo Sul da Bahia

Dentro da linha de ação em Acompanhamento de Políticas Públicas, o Gambá realiza em parceria com a Conservação Internacional do Brasil – CI Brasil, o projeto de Criação, Implementação e Gestão Integrada de Áreas Protegidas no Sul da Bahia, Brasil. A CI Brasil iniciou essas ações em 2005, a partir de estudos realizados pela própria CI, pela Associação Flora Brasil e pelo IESB – Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia, permitindo a criação ou ampliação de 13 unidades de conservação, somando 307.000 hectares, dos quais 105.360 ha, sob proteção integral. Neste projeto, o Gambá contribuirá para apresentação de oito propostas de Unidades de Conservação, que estão com estudos quase concluídos, somando 387.000 ha, dos quais 332.430 potencialmente sob proteção integral.

O objetivo é dar continuidade à ação da Flora Brasil e da CI Brasil, através do Fundo Global para Conservação – GCF, de fortalecimento da representatividade e gestão integrada do sistema de unidades de conservação no sul da Bahia, com a finalização dos processos para criação de novas Ucs já estudadas. Essas oito unidades propostas ainda não foram criadas, necessitando da execução do processo de consulta pública, e refinamentos de limites decorrentes. O projeto também visa colaborar na implantação inicial de seis UCs criadas recentemente, subsidiando a sua regularização fundiária e formação de conselhos consultivos. Localizadas na região Corredor Central da Mata Atlântica, que tem como limites ao norte o Rio Paraguaçu (na Baía de Todos os Santos) e ao sul com o Rio Mucuri na divisa com o Estado de Espírito Santo, e ao oeste, pela divisa com Minas Gerais.

As UCs finalizadas e que contarão com apoio do Gambá para seu fortalecimento são Monumento Natural das Serras de Itamaraju, Guaratinga e Jucuruçu, PARNA e RDS de Belmonte, REBIO Taquara, RVS Serra do Baixão e Bonita, RVS Pratigi e Monumento das Serras de Wenceslau/Ubaira. As novas unidades a serem criadas e implantadas serão em Belmonte, Serras Itamaraju,Serra do Baixão, Jequié, Valença, Pratigi, Venceslau, Prado, Taquara e Ilhéus.

As ações darão apoio à coordenação do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, fortalecendo a cultura de gestão integrada de unidades de conservação e gestão proativa de conflitos históricos com populações indígenas. Este conjunto de ações fortalecerá o apoio institucional e político para a criação e implantação de UCs, bem como trará investimentos complementares necessários a implantação das unidades. O projeto vai financiar um estudo destinado a mensurar o potencial de geração de emprego e renda das UCs do sul da Bahia, bem como avaliar as condições e investimentos necessários para o alcance deste objetivo.

Conheça as áreas que já receberam estudo e avanços na constituição de UCs.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA