Os colegiados são canais para interferir nas políticas públicas e exercer o controle social das ações dos poderes públicos, embora não sejam os únicos. Longe de serem canais ideais, pois nem sempre as principais decisões do Estado passam por aí e o jogo interno de forças muitas vezes é desequilibrado, os colegiados são, contudo, uma das formas de apresentar os anseios da sociedade civil, através dos representantes que ocupam assentos conquistados.
Atualmente o Gambá ocupa assento nos seguintes colegiados, ora como titular ora como suplente:
1 – Cepram – Conselho Estadual de Meio Ambiente: titular representando as entidades ambientalistas da Bahia – gestão 2013 – 2014
• O Cepram tem como atribuição principal acompanhar e avaliar a execução da Política Estadual de Meio ambiente
A representação do Gambá nesta gestão está sob a responsabilidade de Renato Cunha, contando com o acompanhamento de Rubens Sampaio, advogado, nas câmaras técnicas do Conselho.
2- CERBMA – Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da Bahia: titular representando a Rede de ONGs da Mata Atlântica e funcionando como Secretaria Executiva do Comitê – gestão 2008 – 2011.
O atual representante do Gambá é o engenheiro Renato Cunha.
3- CIEA-BA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia: hoje o Gambá não integra mais o conselho, contudo, segue acompanhando as discussões e reuniões do espaço. A entidade presidiu a comissão até 2012.
A psicóloga Lilite Cintra acompanha os debates da CIEA.
4 – Comitê da Bacia do Recôncavo Norte: suplente representando as entidades da sociedade civil situadas na Bacia. Gestão 2012 – 2013.
O atual representante do Gambá é o engenheiro Renato Cunha
5- Conselho Consultivo do Parque de Pituaçu: Titular representando entidades da sociedade civil com atuação na área do Parque, Salvador/BA – gestão 2010 – 2013.
Os atuais representantes do Gambá são Renato Cunha e Ananda Orlando.