ACM Neto visita Lagoa dos Pássaros e Lagoa dos Frades e associações pedem requalificação e limpeza da área

09/09/2014

O prefeito de Salvador, ACM Neto, esteve hoje visitando a área no entorno da Lagoa dos Pássaros e da Lagoa dos Frades, entre os bairros do Stiep e Costa Azul, para ouvir a população, que há anos demanda melhorias no local. As associações de moradores do Stiep, Vale dos Rios e do Jardim Atalaia cobraram a limpeza da área, melhorias no saneamento básico, contenção das encostas, intensificação do policiamento, da iluminação, reabertura dos quiosques e do Centro de Educação Ambiental da Lagoa dos Pássaros, que funcionava no local proporcionando diversas atividades para a comunidade, e hoje está desativado.

O prefeito evitou comprometer-se com ações e prazos que “ainda não tem como cumprir”, mas afirmou aos moradores que foi encomendado um projeto de requalificação da área à Secretaria Cidade Sustentável, Sucop e Fundação Mario Leal Ferreira. Para ele, é importante que o projeto contemple também aspectos ligados à funcionalidade e à gestão permanente dos equipamentos locais. Questionado sobre a participação de representantes de moradores no grupo de trabalho que deverá elaborar essa proposta de projeto, ACM Neto assegurou que acontecerá, mas não entrou em detalhes: “pode ficar tranquila que nada será feito sem a participação efetiva de quem mora na região”, prometeu.

O local vem sofrendo degradação ambiental há pelo menos duas décadas com o aterramento definitivo da ligação entre a Lagoa dos Pássaros, conhecida como Lagoa dos Urubus, e a Lagoa dos Frades. As duas são parte de um mesmo ecossistema lagunar e se comunicavam no período de chuvas. A construção do primeiro prédio no local chegou a ser embargada no início dos anos 90, após reivindicação de moradores, vereadores e ongs ambientalistas, como o Gambá. No entanto, a decisão foi revertida e hoje há inúmeros empreendimentos imobiliários na área. Alguns deles chegaram a lançar esgoto nessas águas, cujas margens sofrem também com abandono de lixo, falta de segurança e iluminação.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA