11/07/2012
O Gambá compartilha informações sobre as atividades do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis no Recôncavo Sul Baiano nos meses de março a junho de 2012.
1 – Plantio de APP:
Foram plantadas neste período (janeiro a junho de 2012) 8.198 mudas nativas no espaçamento de 2×2 metros. Estes plantios foram feitos nos municípios de Elísio Medrado, Castro Alves, Varzedo e Cruz das Almas. Somando-se ao plantado anteriormente totaliza-se 28.222 mudas, superando 102,63% da meta total do Projeto, que era de 27.500 mudas.
Apesar de sofrermos um período de extrema seca, principalmente nos municípios do semiárido, o Gambá conseguiu garantir o plantio de mudas quando houve algumas chuvas nos municípios da zona da mata. Isso só foi possível porque a equipe Técnica do Gambá entrou como frente de trabalho para plantar as mudas nas áreas dos proprietários, pois estes não dariam conta de plantar em APP, uma vez que as roças e suas culturas estavam ameaçadas pela seca.
Com este plantio superamos também a área plantada que foi de 15 hectares, quando o foi previsto para ser plantados 10 há.
2 – Plantio de Cerca-viva:
Apesar de termos concluído esta meta desde o ano passado, estamos cumprindo e respeitando o cadastro dos parceiros que se inscreveram para plantarem cerca-viva e ainda não tinham realizado, principalmente no Município de Castro Alves. Foi um compromisso nosso assumido em cumprir e respeitar as pessoas que se cadastraram para realizar plantio de cerca-viva ou APP.
Estávamos esperando as chuvas para iniciarmos as entregas das mudas de sabiá, o que já está acontecendo nesta primeira quinzena de julho.
Foi previsto o plantio de 16.000 mudas de sabiá pelo Projeto e já foram plantadas 20.000 mudas de sabiá.
2 – Reflorestamento da Barragem da Jacutinga:
Neste ano, tentamos realizar o plantio da 2ª margem (APP) da Barragem da Jacutinga por 2 vezes (22 de março – Dia mundial das águas e, 27 de maio – Dia Nacional da Mata Atlântica), o que não aconteceu, principalmente por conta da falta de chuvas, onde o terreno estava muito seco.
Contudo já conseguimos localizar e acertar com os dois proprietários o zoneamento para realizar o plantio, o Sr. Paulo Peixoto e D. Maridalva (Filha de d. Edite). Fizemos também, a manutenção da cerca da área em que plantamos no ano passado (margem esquerda), bem como a reposição das mudas que morreram. Foram mais de 600 mudas nativas repostas.
Temos que reunir os membros do GT Barragem da Jacutinga e planejarmos como se dará o plantio da margem direita e a manutenção do reflorestamento.
3 – Implantação do Banco de Sementes com instalação de uma Câmara-fria, um Herbário e um Laboratório:
Todas as obras para a implantação da estrutura do Banco de Sementes estão prontas e se encontram na seguinte fase:
A instalação da Câmara fria e a aquisição dos equipamentos estão previstas para serem realizados com a última parcela do recurso.
Esperamos apresentar as instalações em nossa última reunião do Conselho Gestor do Projeto.
4 – Atividades de Educação Ambiental e Fortalecimento Comunitário: