Ações Ambientais Sustentáveis faz balanço do primeiro semestre

11/07/2012

O Gambá compartilha informações sobre  as atividades do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis no Recôncavo Sul Baiano nos meses de março a junho de 2012.

1 – Plantio de APP:

Foram plantadas neste período (janeiro a junho de 2012) 8.198 mudas nativas no espaçamento de 2×2 metros. Estes plantios foram feitos nos municípios de Elísio Medrado, Castro Alves, Varzedo e Cruz das Almas. Somando-se ao plantado anteriormente totaliza-se 28.222 mudas, superando 102,63% da meta total do Projeto, que era de 27.500 mudas.

Apesar de sofrermos um período de extrema seca, principalmente nos municípios do semiárido, o Gambá conseguiu garantir o plantio de mudas quando houve algumas chuvas nos municípios da zona da mata. Isso só foi possível porque a equipe Técnica do Gambá entrou como frente de trabalho para plantar as mudas nas áreas dos proprietários, pois estes não dariam conta de plantar em APP, uma vez que as roças e suas culturas estavam ameaçadas pela seca.

Com este plantio superamos também a área plantada que foi de 15 hectares, quando o foi previsto para ser plantados 10 há.

2 – Plantio de Cerca-viva:

Apesar de termos concluído esta meta desde o ano passado, estamos cumprindo e respeitando o cadastro dos parceiros que se inscreveram para plantarem cerca-viva e ainda não tinham realizado, principalmente no Município de Castro Alves. Foi um compromisso nosso assumido em cumprir e respeitar as pessoas que se cadastraram para realizar plantio de cerca-viva ou APP.

Estávamos esperando as chuvas para iniciarmos as entregas das mudas de sabiá, o que já está acontecendo nesta primeira quinzena de julho.

Foi previsto o plantio de 16.000 mudas de sabiá pelo Projeto e já foram plantadas 20.000 mudas de sabiá.

2 – Reflorestamento da Barragem da Jacutinga:

Neste ano, tentamos realizar o plantio da 2ª margem (APP) da Barragem da Jacutinga por 2 vezes (22 de março – Dia mundial das águas e, 27 de maio – Dia Nacional da Mata Atlântica), o que não aconteceu, principalmente por conta da falta de chuvas, onde o terreno estava muito seco.

Contudo já conseguimos localizar e acertar com os dois proprietários o zoneamento para realizar o plantio, o Sr. Paulo Peixoto e D. Maridalva (Filha de d. Edite). Fizemos também, a manutenção da cerca da área em que plantamos no ano passado (margem esquerda), bem como a reposição das mudas que morreram. Foram mais de 600 mudas nativas repostas.

Temos que reunir os membros do GT Barragem da Jacutinga e planejarmos como se dará o plantio da margem direita e a manutenção do reflorestamento.

3 – Implantação do Banco de Sementes com instalação de uma Câmara-fria, um Herbário e um Laboratório:

Todas as obras para a implantação da estrutura do Banco de Sementes estão prontas e se encontram na seguinte fase:

  1. Banco de Sementes: as obras de alvenaria e espaço físico estão concluídas aguardando a instalação da Câmara fria.
  2. Herbário: o espaço físico para o Herbário está pronto aguardando somente a aquisição e instalação dos equipamentos
  1. Laboratório: o espaço físico para o Laboratório está pronto aguardando somente a aquisição e instalação dos equipamentos que estão previstos.

A instalação da Câmara fria e a aquisição dos equipamentos estão previstas para serem realizados com a última parcela do recurso.

Esperamos apresentar as instalações em nossa última reunião do Conselho Gestor do Projeto.

4 – Atividades de Educação Ambiental e Fortalecimento Comunitário:

  • Realização do Curso de Coleta e Beneficiamento de sementes – 12 a 14 de abril de 2012 – no CPMVS.
  • Participação da 10ª Reunião Plenária do Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Recôncavo Sul – 9 de março no CEB – Elísio Medrado.
  • Palestra nas Oficinas de Mobilização: Mata Atlântica em Foco – Educadores Ambientais em Movimento – 17 de Abril – UFRB Campus Amargosa.
  • Promoveu o Debate sobre a fauna silvestre e controle do tráfico de animais na região do Recôncavo Sul Baiano – 26 de abril no CPMVS.
  • Palestras sobre a “Importância do reflorestamento e das Áreas de Preservação Permanente – APPs” na zona rural de Castro Alves – 15, 16 e 20 de Abril.
  • Participou do II Dia Nacional da Mata Atlântica na UFRB com a Oficina “entendendo o Código Florestal” – 25 e 26 de maio – Campus Cruz das Almas.
  • Realizou Palestra sobre a “Meio Ambiente, a Escola e EU” – na zona rural de Rafael Jambeiro – 6 de junho.
  • Realizou Palestra sobre a “Importância do reflorestamento e das Áreas de Preservação Permanente – APPs” na zona rural de Elísio Medrado” durante a atividade do Sindicato Itinerante do STR de Elísio Medrado – 7 de junho – Comunidade do Serrote.
Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA