Assista a vídeo homenagem aos 40 anos do Gambá e veja como foi a comemoração

17/12/2022

Em 2022 o Gambá completou 40 anos de história. A comemoração aconteceu no início de dezembro, dia 3, reunindo na sede da Cese, em Salvador, pessoas que construíram e continuam a construir diariamente essa trajetória. O evento começou com a exibição de vídeo com depoimentos de integrantes e parceiros sobre o papel que a instituição ocupa nas suas vidas e histórias.

O vídeo está disponível no canal do youtube do Gambá:

Depois de abrir a comemoração, figuras chave da história do Gambá apresentaram uma retrospectiva das principais atividades e campanhas ao longo das 4 décadas. Materiais como banners, posters e camisetas ajudaram a remontar essa linha do tempo e despertaram boas memórias nos convidados que também participaram dessa história.

Aqueles que estiveram presente ao longo da caminhada e nos deixaram também foram lembrados. Em uma cerimônia simbólica mudas de sempre viva foram entregues a familiares de integrantes do Gambá que já faleceram. Foram homenageados Elbano Paschoal, Maria Thereza S. Stradmann, José Carlos Zanetti, Fred Mendonça, Dirceu Cézar Leite, Pedro Rocha, Maria de Lourdes Heimer, Eustáquio Linhares Borges e Anselmo Serrat. O plano é plantar um bosque da memória na sede do Gambá em Elísio Medrado.

A presença de parceiros e integrantes de longa data abrilhantou a confraternização, que seguiu com lanche orgânico e da agricultura familiar fornecido pela cooperativa RedeMoinho. Foi um encontro entre militantes históricos do ambientalismo baiano, cheio de afeto e boas lembranças e muita força para seguir por mais 40 anos.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA