Ativistas ambientais lembram acidente nuclear de Fukushima

16/03/2012

O Gambá ensinou a produzir origamis do pássaro tsuru, que evoca a paz.

As vítimas do acidente nuclear de Fukushima ocorrido em 11 de março de 2011 foram lembradas no último domingo, quando o triste episódio completou um ano. Em todo mundo, diversas ações lembraram a tragédia, mas também reforçaram a luta anti-nuclear. Em Salvador não foi diferente. O Movimento Antinuclear baiano realizou uma mobilização no Dique do Tororó, às 10h15 da manhã do dia 11 de março de 2012, distribuindo panfletos, produzindo origamis e esclarecendo dúvidas sobre os malefícios da exploração da energia nuclear.

Na oportunidade, o Consulado do Japão na Bahia realizou uma série de atividades que tanto exaltaram a cultura japonesa e a presença da colônia japonesa na Bahia, quanto reverenciaram as vítimas do acidente nuclear. Para saber mais do que aconteceu pelo mundo no Dia de Ação Global Fukushima 2012, acesse: http://http://antinuclearbr.blogspot.com/

O Gambá ensinou a confeccionar o origami do pássaro tsuru a quem passou pelo stand do Movimento Antinuclear. Reza a tradição japonesa que esse pássaro evoca paz e sabedoria, vivendo até mil anos. Quem se dedica a fazer mil exemplares de tsuru faz com que uma graça caia sobre a terra. Desejamos assim que a humanidade compreenda os riscos da exploração da energia nuclear e busque energias mais limpas.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA