Capacitação contribuirá para fortalecimento do Mosaico de Ares Protegidas

25/05/2012

Os conselheiros e gestores integrantes do Conselho do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia participarão de uma capacitação, oferecida pelo
Grupo Ambientalista da Bahia, com a co-realização do Comapes, nos dias 30 e 31 de maio, na sede da RPPN Veracel, em Porto Seguro. O evento trará especialistas de diferentes estados brasileiros para compartilhar experiências concretas de implementação e gestão ambiental compartilhada. O evento é gratuito e conta com parceria com a Conservação Internacional e com a colaboração da Veracel e GIZ.

O objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento da gestão em Mosaico, por meio da troca de experiências e de debates entre os membros e parceiros do Comapes que atuam em outros mosaicos do Brasil. A oficina também contribuirá para estimular a articulação entre diversos setores que compõem o Comapes e apontar os cenários nacionais de implementação desta política pública.

O conteúdo da oficina traz elementos conceituais das ferramentas de gestão participativa, territorialidade e de planejamento, além deum momento de práticas concretas – outras formas de gestão vivenciadas pelos mosaicos da Apa Fluminense e Baixo Rio Negro. A expectativa é de fato contribuir para mais um avanço no processo de consolidação do Mapes, inclusive, a moderação da oficina foi escolhida com muito carinho, aonde o responsável, Marcos Pinheiro tem uma larga experiência nesta temática, o que qualificará a condução dos trabalhos, dentro da discussão pretendida, além de poder socializar com todos os participantes a sua experiência concreta na formação e implementação de Mosaicos de Áreas Protegidas.

Para Suiane Marinho, secretaria executiva do Comapes e analista ambiental do ICMBio, espera-se que o encontro possa “sensibilizar os gestores, os representantes indígenas e a sociedade sobre a importância do conselho, que a participação seja mais consciente e ativa, que a gestão seja pensada de forma integrada, assim  fortalecimento natural do COMAPES”.

Mosaico – O Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia – MAPES nasce da necessidade de articular as ações desenvolvidas por diversas organizações e lideranças comunitárias em busca da recuperação e proteção da Mata Atlântica e da melhoria das condições de vida das populações locais. É uma proposta de gestão territorial coletiva e participativa que busca o fortalecimento de uma cultura voltada para o desenvolvimento socioambiental.

A capacitação integra as ações do projeto desenvolvido pelo Gambá no Extremo Sul da Bahia, dedicado ao fortalecimento e apoio na implementação das Unidades de Conservação. O projeto já realizou oficinas de sensibilização com comunidades indígenas, sobre gestão compartilhada e a estrutura do Mosaico. Em julho, o projeto promoverá capacitação de guias e condutores no Parque Nacional de Boa Nova, no Sudoeste do estado.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA