Carta Aberta pede mudança de rumos na gestão ambiental baiana

26/05/2021

A 2ª Carta Aberta ao Governador Rui Costa, assinada por 97 entidades e coletivos atuantes na área socioambiental no Estado da Bahia, pede ao Governo da Bahia mudanças significativas na gestão ambiental do estado. O pedido foi motivado pela nomeação interina da atual diretora do Inema, Márcia Telles, ao comando da Secretaria de Meio Ambiente.

As entidades pedem que a nomeação definitiva à pasta seja um nome com capacidade de diálogo e visão estratégica da importância da conservação dos recursos naturais e que possa reverter os rumos atuais da gestão ambiental marcada por um grande índice de autorizações para desmatamento entre outros problemas.

A primeira carta aberta foi divulgada em janeiro de 2021 quando começaram a circular os rumores de troca de secretário na SEMA e pode ser lida aqui.

Leia abaixo a carta e veja quem a subscreveu:

2ª CARTA ABERTA AO GOVERNADOR RUI COSTA

Organizações, instituições, grupos de pesquisa, cientistas, cidadãos, cidadãs, movimentos e ativistas socioambientais signatários desta Carta, vêm manifestar seu descontentamento com a indicação interina da Sra. Márcia Telles, Diretora do INEMA, à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA). Reiteramos a necessidade de que o nome definitivo para esta importante pasta tenha uma trajetória marcante na área, ou na gestão pública democrática, de real e efetivo compromisso com a proteção ambiental, aberto a um diálogo franco com todos os setores da sociedade civil, especialmente com as populações mais vulneráveis.

Ressaltamos que, desde 2012, a Sra. Márcia Telles, não vem demonstrando essas características na condução do INEMA. O modelo de gestão implementado pelo órgão tem sido marcado pela liberação meramente cartorial de licenças ambientais, de autorizações de supressão de vegetação nativa e de outorgas de uso de recursos hídricos; sem monitoramento eficaz na proteção dos biomas estaduais e das unidades de conservação e com atividades limitadas de sensibilização e educação ambiental. A própria Sra. Márcia Telles já ressaltou em evento público, que o INEMA funciona como um cartório, demonstrando total incompreensão do relevante papel que o órgão ambiental estadual deveria exercer na implementação de políticas públicas ambientais. Esse cenário é agravado pela inexistência de iniciativas e proposições normativas específicas, necessárias para a efetividade dos instrumentos aplicados

Alguns dos resultados têm sido a alternância entre liderança e vice-liderança da Bahia no ranking dos estados que mais desmatam Mata Atlântica (SOS Mata Atlântica), entre os cincos que mais desmatam o Cerrado (PRODES, INPE); além de uma cifra de 800 mil hectares de desmatamento autorizado pelo Estado, entre 2010 e 2020 (UFBA, IMATERRA, 2020). A gestão ambiental pública da Bahia, com a participação decisiva da Sra. Márcia Telles, é incompatível com o modelo de transição ecológica, desejável para o enfrentamento da emergência climática que estamos vivendo. Ao contrário, o modelo de gestão ambiental pública adotado pelo governo estadual, nos últimos anos, “vem passando a boiada”,  especialmente no que tange ao desmatamento (no caso da Bahia, legalizado), a perda de biodiversidade e recursos naturais, falta de transparência, e  ampliação de conflitos sociais no campo, resultando no aumento da desigualdade social no estado da Bahia.

A Bahia é um dos estados mais ricos em recursos naturais e sociobiodiversidade do país, o que propicia condições básicas para o seu desenvolvimento econômico e social. No entanto, toda essa riqueza é comprovadamente esgotável. Quando a gestão sobre o seu uso não ocorre de forma sustentável e com justiça social, a degradação ambiental decorrente é socializada para as populações mais vulneráveis, consolidando um modelo de gestão ambiental pública que beneficia apenas grandes grupos econômicos, fomentando conflitos e ampliando a desigualdade social no Estado.

O modelo de gestão ambiental pública praticado permite e estimula o uso indiscriminado dos recursos naturais. Além de ambiental e socialmente predatório, é anacrônico, porque  compromete a governança ambiental que os tempos exigem e ainda reduz drasticamente a nossa capacidade de adaptação às mudanças climáticas, como comprova a ciência.

Assim, solicitamos a indicação de um nome que seja reconhecido e respeitado pelo segmento socioambiental para que se possa efetivar uma gestão ambiental “pública”, de fato, fortalecendo a participação social e restabelecendo o diálogo indispensável à boa governança ambiental, imprescindíveis à reversão premente que se faz necessária na gestão ambiental no Estado.

Salvador, 25 de maio de 2021

ASSINAM ESTA CARTA ABERTA:

ABAETÉ VIVA

ARTICULAÇÃO ANTINUCLEAR BRASILEIRA – AAB

ARTICULAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NO QUILOMBO ENGENHO DA PONTE

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONGs – ABONG BA/SE

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA QUILOMBOLA DO POVOADO DE SÃO TOMÉ

ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA ENGENHO DA PONTE

ASSOCIAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL E PRESERVAÇÃO DA ÁGUA, FAUNA E FLORA DA CHAPADA NORTE ( ASPAFF CHAPADA NORTE)

ASSOCIAÇÃO DE ADVOGADOS DE TRABALHADORES RURAIS – AATR

ASSOCIAÇÃO DE CONDUTORES DE VISITANTES DE MORRO DO CHAPÉU – ACV MORRO

ASSOCIAÇÃO DE MARISQUEIRAS E PESCADORES DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU