29/07/2011
O Centro de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia – CEPEDES, membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, denuncia o interesse da Veracel Celulose em ampliar sua fábrica de monocultivo de eucalipto em larga escala no Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia. Há preocupação com os impactos ambientais que são decorrentes dessa monocultura.
Durante os 45 dias em que tiveram acesso ao Estudos de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Veracel, o CEPEDES trabalhou em conjunto com alguns parceiros, na construção de um parecer técnico que evidencia as falhas e as mentiras do estudo. Paralelo a esse esforço, eles vêm tentando incidir sobre o licenciamento, no sentido de solicitar sua anulação, bem como uma audiência pública em que possam ser visibilizadas as críticas ao projeto.
Diante dos acúmulos que temos quanto às injustiças ligadas aos monocultivos e aos processos pouco rigorosos de licenciamento ambiental, a Rede de Justiça Ambiental convoca os companheiros e companheiras a manifestarem apoio. O Gambá disponibiliza em anexo o arquivo do abaixo assinado.