Cobrando diálogo e maior participação, Convergência pelo Clima compila sugestões sobre parques e área verdes para o Plano de Mudanças Climáticas de Salvador

06/08/2020

A Convergência pelo Clima, rede que reúne mais de 50 organizações de diferentes áreas de atuação incluindo o Gambá, entregou na semana passada uma contribuição sobre o tema Parques e Clima de Salvador à equipe do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Salvador (PMAMC). O documento “Parques em Conexão – Sugestões ao PMAMC”, reúne diretrizes, ações e políticas públicas reivindicadas por movimentos defensores de 7 parques e áreas verdes de Salvador. Ao mesmo tempo que contribui, a Convergência chama a atenção para as dificuldades encontradas no processo de controle social e participação no plano.

O documento foi enviado no momento em que a equipe de elaboração do PMAMC pedia contribuições da sociedade civil sobre as diretrizes preliminares propostas para o plano. No entanto, a Convergência pelo Clima manifestou em carta que não seria adequado tratar das diretrizes sem a conclusão do diagnóstico. Sem isso, especialistas convidados pela Convergência avaliam que não é possível definir quais são as vulnerabilidades e potencialidades e assim partir para a construção de diretrizes e ações. Eles apontam também que o prazo e os documentos técnicos do plano oferecidos para que a sociedade civil organize as contribuições não têm sido adequados. Por isso a Convergência não apresentou sugestões às diretrizes propostas e espera poder contribuir a partir do momento em que o diagnóstico estiver consolidado.

Estão previstos dois produtos na fase de diagnóstico do plano: a atualização do Inventário dos Gases de Efeito Estufa para o ano de 2018 e a Avaliação de Índice de Riscos Climáticos. Dos dois, somente o Inventário de GEE foi entregue – e passará por revisão após apontamento do Gambá de que não foram computados os 37 hectares de desmatamento registrados no ano em Salvador. A avaliação de Índice de Riscos Climáticos, até o momento, não foi apresentada em sua versão final. 

Documento Parques e Clima

Desde fevereiro, quando a Convergência pelo Clima realizou o evento Não Há Planeta B, na Casa Ninja Bahia, as sugestões dos territórios, principalmente dos parques estão sendo colhidas e amadurecidas. Mais recentemente, em junho e julho, Canteiros Coletivos e Gambá, ambos integrantes da Convergência, realizaram a live “Parques e Clima de Salvador” e a Live entrevista “Parques em Conexão”. Na primeira live defensores dos parques São Bartolomeu, Pituaçu, Abaeté, Theodoro Sampaio, Pedra de Xangô, Vale Encantado e Lagoa dos Pássaros puderam expor os desafios enfrentados nos territórios e como os parques bem tratados podem contribuir com a crise climática em Salvador – que já é realidade e tende a se agravar nos próximos anos. Outro encontro virtual tratou da conexão entre esses parques, seja a dos movimentos sociais que os defendem ou dos fragmentos florestais e dos animais que nele habitam

Saiba mais: leia o documento na íntegra

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA