Código Florestal é tema de discussão no Comitê Reserva da Biosfera

13/07/2011

O Código Florestal foi amplamente debatido na Reunião do Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, na última quinta-feira, dia 7 de julho. O debate contou com a participação de Guilherme Moura, da Federação de Agricultores do Estado da Bahia, Sérgio Mendes, promotor do Ministério Público, Fábio Feldmann, ex-deputado constituinte e consultor ambiental e Jean François Timmers, ambientalista.

De acordo com o Sérgio Mendes, a posição do Ministério Público é de preocupação, pois o atual Código Florestal pode ser absolutamente cumprido sem problemas. Ele acredita que não foi aberto espaço para análise científica dos impactos que a adoção do novo código trará para o meio ambiente brasileiro. Para ele, há uma grande falta de clareza na aplicação da legislação ambiental, o que dá margem ao descumprimento e à distorções na interpretação da lei.

Em sua opinião é preciso considerar que a reserva legal é importante para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade. Seria necessário então ter subsídios para afirmar o quanto é necessário reservar de mata ciliar para ter recursos hídricos preservados, por exemplo. “É um absurdo querer acabar com a reserva legal e as áreas protegidas” considerou.

Para o ambientalista Fábio Feldmann, alguns projetos do PAC a exemplo do Porto Sul trazem uma visão do século XIX e XX, que representa um modelo de desenvolvimento ultrapassado antigo, desconectado com as questões que se discutem no presente. Para ele, há no ar uma concepção conspiratória sobre as ONGs ambientalistas, atribuindo a elas uma defesa de interesses estrangeiros, que não correspondem às necessidades brasileiras. “O novo Código Florestal defende uma agenda do atraso. A agenda para o país deveria ser como fazer instrumentos econômicos para cumprir compromissos ambientais” considerou Fabio.

Na visão de Guilherme Moura, todo proprietário rural será beneficiado com o novo código, pois o médio e o pequeno agricultor são os mais penalizados pela legislação ambiental vigente. Em seu entendimento, o projeto construído por Aldo Rebelo fez uma escuta qualificada dos setores da agricultura e da sociedade e não autoriza o desmatamento. Ele acredita que sustentabilidade ambiental não significa intocabilidade.

Os diferentes pontos de vista enriqueceram o debate, sempre considerando a importância de  haver compromisso com o futuro e pautado nas discussões contemporâneas sobre o meio ambiente. É esperado pelo Comitê da Reserva da Biosfera que haja sobriedade na discussão sobre o Código Florestal pelo Senado. A maioria dos presentes considerou que o projeto aprovado na Câmara dos Deputados é inadequado e acham necessária uma revisão geral no Senado, visando uma melhor proposta de conservação das florestas brasileiras.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA