Conselheiros dos projetos do Gambá no Recôncavo Sul fortalecem rede para conservação ambiental

11/03/2015

Helder Giovanny, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sao Miguel das Matas e anfitrião do encontro, recepciona os conselheiros

Helder Giovanny, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sao Miguel das Matas e anfitrião do encontro, recepciona os conselheiros

O Gambá reuniu os conselhos gestores de seus dois projetos no Recôncavo Sul Baiano, o encontro foi no último dia 5 de março, em São Miguel das Matas. A reunião teve a presença de cerca de 30 pessoas de 7 municípios da região e gerou desdobramentos e articulações em torno da conservação ambiental na região.

Os conselhos são do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis (PAAS), patrocinado pela Petrobras, e do Projeto Serra da Jiboia, financiado pelo TFCA, através do Funbio. A reunião conjunta gerou muitos frutos em termos de articulação e deixou claro que os objetivos são convergentes: garantir o equilíbrio ambiental da região da Serra da Jiboia e seu entorno.

Helder Giovanny, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Miguel das Matas e conselheiro do Projeto Serra da Jiboia, enxerga os atores sociais envolvidos nos projetos se articulando e garantindo ações a longo prazo nesse sentido. “Eu acho que o Gambá deixou uma semente, e todos estão conseguindo ver além dos projetos. Todo mundo pode fazer sua parte e unir forças. É o que tá acontecendo, os municípios resolveram se unir e tocar iniciativas”, defende ele.

As próximas reuniões dos conselhos serão separadas. A 6ª e última reunião do Conselho do PAAS será dia 23 de julho, na base do Gambá em Elísio Medrado, o CPMVS. Já o conselho gestor do Projeto Serra da Jiboia reúne-se dia 9 de junho em Castro Alves.

Pedalada na Serra da Jiboia e Grupos de Trabalho

Um dos encaminhamentos propostos e abraçados pelos conselheiros foi a realização de uma pedalada ecológica no entorno da Serra, como forma de mobilizar a comunidade para a necessidade de conservação. A ideia que já havia surgido na 4ª reunião do conselho gestor do PAAS tomou forma e deve ser realizada no fim de maio. O projeto, patrocinado pela Petrobras através do Programa Socioambiental, deve apoiar a iniciativa que será organizada por um grupo de trabalho intermunicipal.

Conselheiros dos dois projetos discutem estratégias de conservação ambiental

Conselheiros dos dois projetos discutem estratégias de conservação ambiental

Já o Projeto Serra da Jiboia agendou reuniões de Grupos de Trabalho Temáticos nos 5 municípios, eles discutirão e encaminharão assuntos pertinentes à criação de unidades de conservação, como ecoturismo e agricultura familiar sustentável.

Por parte do Projeto Serra da Jiboia também houve a apresentação da empresa responsável por fazer o levantamento socioeconômico dos municípios da Serra da Jiboia, que começa ainda esse mês. Rafael Freire, da Estrutural Estudos e Projetos, falou aos conselheiros que há possibilidade de convivência entre populações do entorno da Serra e a conservação ecológica e que o estudo que será realizado investigará alternativas que contemplem os anseios de todos os envolvidos.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA