26/01/2017
Tomou posse ontem (25/01) o novo conselho gestor do Parque de Pituaçu, em reunião realizada no próprio parque com intensa participação da sociedade civil. A posse, coordenada pela presidenta do conselho e gestora do parque, Bernadete Argolo, foi realizada pela manhã e, com o conselho instituído, já iniciou-se a discussão sobre alguns problemas emergenciais de Pituaçu.
O conselho, que estava parado desde meados de 2015, é retomado em um momento de mobilização da sociedade civil e espera-se que seja uma ferramenta para aumentar o diálogo com os interessados e resolver os problemas do parque. O Movimento Salve o Parque de Pituaçu esteve presente e apontou algumas ações emergenciais como a revitalização e retirada de tapumes da entrada do parque, a reforma das esculturas de Mário Cravo e a poda de árvore próxima ao píer de pedalinhos para retirada de tapumes que impedem o acesso. Na ocasião foi lido também um documento do grupo que aponta alguns problemas do parque e reivindicações prioritárias para reverter o atual estado de abandono desta Unidade de Conservação.
Leia aqui a carta aberta do Movimento Salve o Parque de Pituaçu
Assine a petição a favor do parque e contra a Avenida do Atlântico
A próxima reunião do conselho será dia 09/02, ainda há vacâncias nos três setores (sociedade civil, órgãos públicos e setor empresarial) e as regras para preenchê-lo serão definidas na próximo encontro, que terá como pauta o regimento interno.
Uma das reivindicações emergenciais: na entrada de Pituaçu a aparência de abandono é tanta que os comerciantes resolveram avisar com uma faixa que o parque está aberto.