CPMVS renova posição como Posto Avançado da RBMA

17/12/2012

O Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre – CPMVS do Gambá renovou sua condição de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, durante a reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – CNBMA, realizada de 3 a 5 de dezembro, em São Paulo. O título valerá por mais quatro anos, até 2016. O Centro renova pela quarta vez sua certificação como posto avançado, constituindo-se como áreas estratégicas de divulgação das ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera.

Na Bahia, três novos postos avançados da RBMA foram aprovados, todos na região do Litoral Norte, mais especificamente no Município de Mata de São João: o Parque Sauípe, do Instituto Corredores Ecológicos da Costa dos Coqueiros, o Centro de Visitantes da Reserva da Sapiranga, da Fundação Garcia D’Ávila e o Centro de Visitantes do Instituto Baleia Jubarte. Para ter esse status é necessário que as instituições desenvolvam pelo menos duas das três funções básicas das Reservas nos campos de proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e promoção do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Da Bahia ainda foi renovado o reconhecimento por mais quatro anos do Posto Avançado de RPPN Serra do Teimoso.

Planos Municipais de Mata Atlântica – Na reunião do CNBMA houve espaço para discussão sobre os processos de elaboração e implantação de Planos Municipais de Mata Atlântica, objetivando fazer cumprir a Lei 11.428 – Lei da Mata Atlântica. Durante a reunião, Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá e Mário Mantovani, do SOS Mata Atlântica, compartilharam a importância das ações e projetos de fomento aos planos como parte fundamental para o cumprimento da lei e garantia da recuperação da mata atlântica. Os planos se interrelacionam com projetos da RBMA como Anuário Mata Atlântica, Pacto pela Restauração e na opinião de Mantovani e Renato precisam ser considerados como prioridade para a CNBMA, o que foi aceito por todos os presentes.

Durante a reunião, também discutiu-se sobre o sistema de gestão do CNBMA e definiu-se como ação estratégica o  fortalecimento dos Comitês e Subcomitês, que, junto com o Conselho Nacional, constituem a espinha dorsal do sistema. O grupo discutiu a necessidade de haver foco especifico nos comitês, bem como um poder efetivo e a existência de uma comunicação fluída e de mão dupla. Deliberou-se que os Comitês e Subcomitês Estaduais devem ter um decreto de criação, infraestrutura, e orçamento, e cada um deve encontrar as formas mais eficientes de funcionamento.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA