Encontro vai articular rede de sementes florestais nativas na Mata Atlântica da Bahia

08/07/2015

Participantes manuseiam sementes florestais nativas no curso que deu origem ao encontro para organizar a Rede
Participantes manuseiam sementes florestais nativas no curso que deu origem ao encontro para organizar a Rede

 

O Gambá e parceiros vão reunir viveiristas, coletores de sementes, técnicos, estudantes e outros interessados em restauração florestal para organizar uma rede que fortaleça o setor de produção de mudas e reflorestamento nas áreas de Mata Atlântica da Bahia. O encontro Semente Junta a Gente, que acontecerá nos dias 16 e 17 de julho é parte do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e será sediado em Cruz das Almas. Ele acontecerá graças à parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Gana, UFRB e UFBA.

A necessidade de organizar uma rede que congregue atores do setor de restauração florestal vem das perspectivas do setor que surgem a partir da exigência de regularização das propriedades rurais e registro Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Para Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, as oportunidades que podem surgir exigem que o setor esteja preparado: Existe um campo bem significativo para a restauração florestal com espécies nativas na Bahia, tanto no bioma Mata Atlântica quanto na Caatinga e no Cerrado. É preciso que haja uma política pública para fortalecer efetivamente essa necessidade que está sendo colocada cada vez mais. Existem algumas iniciativas do governo, como o Plano de Revegetação da Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente, e o compromisso de restaurar 12 milhões de hectares assumido pela presidenta Dilma. A rede vem fortalecer essa iniciativa através de uma articulação mais ampla entre várias entidades que trabalham na área, têm viveiros e buscam a conservação da Mata Atlântica. É uma iniciativa importante para congregar e fortalecer essa cadeia produtiva da restauração”, defende.

O evento será um espaço para construir os objetivos e princípios da rede, conectar os atores do setor no estado, conhecer outras redes e pactuar compromissos de diversas organizações envolvidas. O assentamento Terra Vista e o Projeto Arboretum estarão presentes para compartilhar suas experiências mobilizando comunidades em rede e contribuindo para a regularização de viveiros.

A ideia de organizar e fortalecer uma rede do setor florestal nas áreas de Mata Atlântica da Bahia foi discutida no Curso de Coleta e Beneficiamento de Sementes que o Gambá realizou no fim de maio deste ano. Os participantes da atividade levantaram a necessidade de trocar experiências, viabilizar a regularização dos viveiros, realizar trocas que garantam a variabilidade genética das sementes, além de articular politicamente o setor.

 

Semente Junta a Gente

Encontro para Organização de Rede de Sementes Florestais Nativas

 Quando: 16 e 17 de julho, quinta e sexta, das 8:30 às 18:30h

Onde: Centro Social Urbano de Cruz das Almas, Rua Ramiro Eloy Passos, S/N, Bairro Coplan. Cruz das Almas/BA

Público: Técnicos, coletores de sementes, viveiristas, estudantes, pesquisadores e demais interessados em restauração florestal

Como participar: Pedimos a confirmação de presença através do link https://goo.gl/1Gluw8, mas quem não confirmou ainda pode participar. Não há taxa de inscrição.

 

PROGRAMAÇÃO

16 de Julho – Quinta Feira 

08:30 às 10:00 – Acolhimento e café da manhã

10:30 às 12:00 – Abertura e apresentação dos participantes – Renato Cunha (GAMBÁ)

12:00 às 14:00 – Almoço

14:00 às 17:30 – Rodas de Conversa:

Tema 01: Movimentos sociais trabalhando em redes

Palestrante: Joelson Ferreira de Oliveira (Representante do Assentamento Terra Vista e da Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica)

Mediadora: Camila Silva de Lima (SEMA)

Tema 02: Experiências de redes de mudas e sementes florestais

Palestrante: Alba O. Cordeiro (Rede de Sementes do Cerrado)

Mediador: Renato Cunha (GAMBÁ)

Tema 03: Regularização da coleta de sementes e produção de mudas florestais

Palestrante: Lausanne Soraya de Almeida (Projeto Arboretum)

Mediadora: Tatiana Cabral (SEMA)

17:30 às 18:30 – Exposição e troca de sementes

 

17 de Julho– Sexta Feira

08:30 às 09:30 – Café da manhã

09:30 às 10:30 – Socialização das rodas de conversa

10:30 às 12:00 – Elaboração dos princípios da rede

12:00 às 14:00 – Almoço

14:00 às 17:00 – Encaminhamentos para organização da rede

17:00 às 18:00 – Encerramento: Firmando parcerias para a construção da rede

 

 

Para mais informações:

Juliana Ferreira

ascom@gamba.org.br / 71 9321 3605

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA