Evento em São Paulo avalia elaboração de PMMAs

17/12/2012

Durante os dias 11 e 12 de dezembro de 2012, São Paulo abrigou o evento Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA – Encontro de Intercâmbio das Iniciativas e Validação do Roteiro Metodológico, realizado pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas/MMA, com apoio da Cooperação Alemã e voltado para avaliar as ações das organizações envolvidas com a elaboração dos Planos em todo o Brasil. O Gambá marcou presença no seminário, compartilhando suas experiências na elaboração dos PMMAs de Ilhéus (BA) e Glória do Goitá (PE), bem como ao trabalho de capacitações promovidas em Salvador, Olinda e Fortaleza para municípios do Nordeste.

O evento trouxe dados importantes sobre a evolução dos Planos Municipais da Mata Atlântica em todo o Brasil. Atualmente, no país, já foram aprovados nove planos e um total de 60 projetos estão em processo de elaboração, contando com municípios que demonstram interesse direto em iniciar a construção dos planos e desenvolver ações de proteção do bioma. Cerca de 3.000 municípios brasileiros estão inseridos na Mata Atlântica e precisam de ações diretas que estimulem a adoção de estratégias para sua conservação e resgate.

O Encontro também contou com o Seminário de Consolidação sobre as atividades desenvolvidas de mobilização, capacitação e elaboração de Planos Municipais na Região Sudeste e avaliou as ações realizadas, observou os desafios encontrados e trocou experiências entre as organizações que estão à frente dos processos. Na oportunidade, que contou com representantes de 35 municípios, estiveram presentes José Nazal, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus e Djalma Paes, prefeito de Glória do Goitá, que falaram das experiências de construção dos seus respectivos planos, repercutindo positivamente durante o evento.

E encontro teve com resultado a criação de Grupo Articulador formado pelo MMA, GIZ, RMA, SOS Mata Atlântica, CNRBMA, ANAMMA. Juntas essas entidades darão encaminhamento às ações de implantação dos planos, bem como seu fomento e estímulo junto aos municípios que ainda não desenvolveram o modelo. As ações desenvolvidas pelo Gambá para elaboração e capacitação em Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica contam com apoio do PDA/MMA.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA