Facetas da premiação do Cepram

15/12/2023

No evento comemorativo dos 50 anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Cepram), realizado ontem (14) pela Secretaria do Meio Ambiente no MAM, um dos cartões postais de Salvador, foram entregues Medalhas de Mérito Ambiental que deveriam ser destinadas a personalidades que têm atuação marcante em defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado.

No mesmo evento também foram premiadas, com o Prêmio Bahia Sustentável, equipes de diversos projetos que trabalham na base, buscando alternativas e soluções para os impactos que a ação humana vem causando.

Foram entregues 9 medalhas de mérito para os indicados pelos 3 segmentos de conselheiros que compõem esse colegiado (sociedade civil, empresarial e governamental). Cada segmento indicou 3 nomes, de forma independente e sem interferência nem conhecimento dos indicados pelos demais setores.

O que significa essa medalha para o segmento sociedade civil do Cepram? 

É a certeza de valorizar posturas que andam na direção das mudanças sociais e ambientais fundamentais, que prezam verdadeiramente pela conservação da natureza, que nos acolhe e nos alimenta.

O segmento sociedade civil fez seu dever de casa ao escolher 3 pessoas cujas trajetórias são, inquestionavelmente, voltadas para o cuidado com a Natureza, e a busca de soluções socioambientais para a coletividade. São elas:

  1. Luiz Roberto Moraes – professor da UFBA, sócio fundador do Gambá, referência nacional da área do saneamento básico e incansável defensor das águas da Bahia e do mundo.
  2. Luciana Khoury – promotora do Ministério Público da Bahia que abraçou a causa da justiça ambiental, com foco especial na região do Rio São Francisco e suas comunidades tradicionais.
  3. Marcos Rogério Beltrão – liderança do movimento social no município de Correntina/BA que, há anos, organiza a população local para proteger os direitos das comunidades em relação ao uso sustentável das águas.

Mas, nem todos pensam assim… 

Um prêmio como esse, se não for bem administrado, também pode servir a motivos não tão elevados, escusos até. Há os que usam uma premiação dessas para maquiar ações poluidoras e degradantes, valendo-se da situação como um álibi para justificar suas condutas.  Também há os que se utilizam da distinção para dar uma impressão positiva dentro do jogo político, que está sempre presente como pano de fundo em qualquer gestão. Em ambos os casos, uma medalha assim considerada, acaba por jogar uma cortina de fumaça sobre ações e atitudes que precisam ser questionadas e debatidas dentro do próprio Cepram.

Na ocasião, a sociedade civil do Cepram deu seu recado e fez a reivindicação de “Desmatamento Zero”, seguindo a posição política expressa nas falas da Ministra Marina Silva e do Presidente Lula. 

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA