Filme A LEI DA ÁGUA motoriza discussões no novo GT das Águas da Bahia

27/02/2015

convite-lei-2-2 (1)

No dia 5 de março, às 9h, nas Salas das Comissões Herculano Menezes e Luiz Cabral, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, será lançado o novo Grupo de Trabalho (GT) das Águas.

A criação do GT no âmbito da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia é estratégica frente à situação crítica das águas no país, explícita nesse momento, entre outros problemas, pela crise vivenciada pela maior cidade do país, São Paulo, e pelos desafios de preservação dos mananciais hídricos baianos, como o Rio São Francisco (em avançado estado de degradação) e o Paraguaçu, que corta o semiárido baiano.

Como disparador de uma das questões centrais da crise hídrica – a relação entre recursos hídricos e desmatamento, em particular a partir das novas prerrogativas do Novo Código Florestal –, também será exibido o filme A LEI DA ÁGUA no mesmo dia, às 14h, no Auditório do prédio Jutahy Magalhães, também na Assembleia Legislativa da Bahia. A exibição é aberta ao público geral.

Produzido pela Cinedelia e O2, em parceria com Instituto Socioambiental – ISA, WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Associação Bem-Te-Vi Diversidade, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil, e problematiza o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo no Congresso em 2012, nesse ecossistema e na vida dos brasileiros.

A qualidade e a quantidade de água que temos disponível está diretamente relacionada à legislação ambiental, um conjunto de normas que define, entre outros pontos, quais áreas de uma propriedade rural devem ser mantidas com a vegetação nativa, cultivadas ou restauradas.

SAIBA MAIS E FAÇA PARTE DA REDE DE EXIBIDORES
Facebook
Site

 

Serviço

05/03 – 9h – Lançamento do GT das Águas
Local: Salas das Comissões Herculano Menezes e Luiz Cabral (ALBA)
Palestrantes:
Profa. Yvonilde Medeiros (Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia)
Profa. Bete Santos, da Universidade Federal da Bahia
Prof. Luiz Roberto Moraes da Universidade Federal da Bahia
Representante da ASA (Articulação do Semiárido),
Debatedora:
Luciana Khoury, Promotora do Ministério Público Estadual.

14h – exibição do filme A LEI DA ÁGUA
Local: Auditório do prédio Jutahy Magalhães (ALBA)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA (ALBA)
Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, 130 – Salvador

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA