Frente Socioambientalista busca diálogo com Jerônimo sobre mudanças na gestão ambiental baiana

21/12/2022

Formada por cerca de 150 entidades distribuídas de todos os territórios do estado, representantes de comunidades tradicionais – pescadores, quilombolas, fundo e fecho de pasto, indígenas e povos de terreiro -, organizações não governamentais e acadêmicos, a Frente Socioambientalista da Bahia elaborou carta aberta ao governador eleito Jerônimo Rodrigues. Nela são abordadas problemáticas e levantadas diretrizes para mudar a condução da gestão Socioambiental na Bahia.


O documento é fruto de diálogos conduzidos pelo próprio Jerônimo antes das eleições. No entanto, desde as eleições, há quase dois meses portanto, a Frente tem tentado, sem sucesso, agendar uma reunião com o futuro governador para apresentar e discutir as proposições. A Frente deseja se colocar como parceira para um nova gestão socioambiental no estado que seja alinhada com a nova linha política do governo federal eleito.


Além das diretrizes e sugestões, a Frente também indica o perfil do novo(a) secretário(a) e Diretor(a) Geral do INEMA, com a intenção de fazer jus à responsabilidade trazida pela atual Emergência Climática Global e de recolocar o Estado da Bahia na agenda mundial de defesa Ambiental e dos Povos. As organizações defendem nomes que tenham uma trajetória pública e reconhecida de compromisso com a área socioambiental e que estejam abertos a um diálogo franco com todos os setores da sociedade civil, especialmente com as populações mais vulneráveis, além de boa articulação para promover as devidas reformas legais e as mudanças necessárias na condução da política ambiental do estado.

Leia o documento na íntegra

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA