Gambá e Netimóveis Bahia fecham parceria para reflorestar Serra da Jiboia

19/11/2018

WhatsApp Image 2018-11-07 at 11.44.19

Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, e Carlos Requião, presidente da Netimóveis Bahia assinam a parceria

A partir de novembro deste ano, cada negócio fechado nas 7 imobiliárias que compõem a rede Netimóveis Bahia irá financiar uma árvore plantada pelo Gambá no Recôncavo Sul Baiano. A parceria vai ajudar a reflorestar a região da Serra da Jiboia, área rica em biodiversidade, beleza cênica e produção de água que precisa de proteção para a floresta que ainda resta e recuperação de áreas desmatadas. Além da muda doada pela imobiliária que fechou o negócio, o cliente pode fazer sua colaboração também, cada R$20 doados garantem mais um plantio.

A parceria é uma ação de responsabilidade ambiental da Netimóveis Bahia que vai contribuir com a manutenção da restauração florestal no entorno da Serra da Jiboia, local onde o Gambá atua há mais de 20 anos. É lá que está instalado o Viveiro do Gambá, que faz o manejo de mais de 100 espécies nativas de Mata Atlântica e Caatinga e irá fornecer as mudas para o reflorestamento.

mudas

Viveiro do Gambá

A cada 200 mudas doadas pela Netimóveis Bahia, o Gambá realizará o plantio em Áreas de Preservação Permanente nos municípios de Castro Alves, Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Santa Terezinha e Varzedo. A restauração florestal é importante para recuperar ou proteger nascentes e recompor a mata ciliar dos rios, favorecendo o ciclo da água. Os plantios dos lotes podem ter que aguardar as condições climáticas necessárias para o correto desenvolvimento das mudas e serão reportados no site do Gambá e em nossas redes sociais.

Para Carlos Requião, presidente da Netimóveis Bahia, a parceria é importante porque “agrega ao nosso propósito essa contribuição para a manutenção do planeta. Eu acredito que isso valoriza muito nossa empresa, quando nossos colaboradores têm a convicção de estar contribuindo com a manutenção do nosso ar, nossas nascentes, matas ciliares. A parceria com o Gambá é um grande passo que a Netimóveis Bahia está dando para atender seu propósito de ser a ponte entre o sonho e a realização das pessoas. O planeta é a nossa casa!”, comemora Requião.

A Netimóveis Bahia é composta pelas imobiliárias BLI Netimóveis, Domício Netimóveis, Grimf Netimóveis, José Alberto Netimóveis, Nnova Netimóveis, Super Netimóveis e Up Netimóveis. Ao alugar ou comprar imóvel em qualquer uma delas você automaticamente contribui para o plantio de uma árvore através da parceria. Essa primeira muda é custeada pela imobiliária e você pode aumentar a contribuição fazendo uma doação também.

Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, defende a necessidade de articular mais o setor produtivo e as organizações socioambientais “é importante que as empresas cada vez mais assumam essa responsabilidade social e ambiental, até para melhorar o próprio negócio delas. É importante que elas dêem uma contribuição objetiva para conservação e recuperação de biomas, como vai acontecer na Serra da Jiboia”, defende.

Saiba mais sobre Serra da Jiboia

serradajiboia5

A Serra da Jiboia é um importante remanescente florestal no Recôncavo Sul Baiano. Trata-se de uma área de mais de 8 mil hectares que abrange cinco municípios: Elísio Medrado, Castro Alves, Santa Teresinha, Varzedo e São Miguel das Matas. Um fator que torna a serra peculiar é ser uma zona de transição entre Mata Atlântica e Caatinga, fenômeno conhecido como ecótono. Apesar da enorme riqueza de fauna, flora e da contribuição para a produção de água, a região não é área protegida através de Unidades de Conservação ainda. O Gambá e a UFRB realizaram uma série de estudos que resultaram em uma proposta de criação de um mosaico de Unidades de Conservação, mas os órgãos responsáveis não têm dado andamento à criação dessas unidades que garantiriam proteção à área.

A necessidade de proteção da Serra é fácil de ser notada. Nos últimos anos a Mata Atlântica vem sendo desmatada e substituída por pastagens. A derrubada das matas ciliares vem diminuindo sensivelmente a quantidade de água. Os moradores também relatam o uso abusivo de agrotóxicos que contaminam água e solo, já a fauna local é ameaçada pela caça e o tráfico de animais silvestres. Por isso, há mais de 20 anos, o Gambá atua na região promovendo restauração florestal para recuperar os danos já causados e educação ambiental para as comunidades locais, a fim de garantir a conservação da floresta em pé.

Conheça mais sobre a Serra através das publicações Proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jiboia e Trilhando a Serra da Jiboia, produzidas por Gambá e UFRB.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA