Gambá marca presença em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente em Varzedo

08/06/2017

Renato Cunha durante a palestra sobre a Mata Atlântica

Renato Cunha durante a palestra sobre a Mata Atlântica

A Secretaria Municipal de Educação de Varzedo promoveu hoje, dia 7, um evento com as escolas locais para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi comemorado dia 5. O Gambá esteve lá e ofereceu uma palestra sobre a Mata Atlântica. Cerca de 200 alunos compareceram ao evento, que também teve a presença do prefeito Ariecilio Bahia da Silva e vários secretários municipais.

Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, realizou uma palestra onde falou sobre a importância e a atual situação da Mata Atlântica. Ao falar sobre o intenso desmatamento que vem sendo realizado no bioma – só restam cerca de 12% das florestas originais – Renato ressaltou a importância de proteger a Serra da Jiboia, importante remanescente florestal que envolve Varzedo e mais 4 municípios vizinhos. Ele lembrou que é preciso reverter o quadro que coloca a Bahia como o estado campeão em desmatamento no último ano, segundo o Atlas dos Remanescentes da Mata Atlântica 2015-2016 da Fundação SOS Mata Atlântica.

Palestra teve a presença de cerca de 200 alunos e vários representantes da prefeitura

Palestra teve a presença de cerca de 200 alunos e vários representantes da prefeitura

Ao fim da palestra, o Gambá distribuiu algumas mudas de Pau-Brasil e publicações sobre a Serra da Jiboia (disponíveis online aqui) aos alunos e estimulou nos professores o compromisso de trabalhar a temática ambiental nas salas de aula.

Mais sobre a Serra da Jiboia

A Serra da Jiboia, no Recôncavo Sul Baiano, é um remanescente florestal muito importante que abrange cinco municípios: Elísio Medrado, Castro Alves, Santa Teresinha, Varzedo e São Miguel das Matas. Apesar da enorme riqueza de fauna e flora só possui uma Unidade de Conservação, a RPPN Guarirú, de caráter particular e com apenas 41 hectares, enquanto a Serra toda possui mais de 8 mil hectares. Outro fator que torna a serra muito peculiar é ser uma zona de transição entre Mata Atlântica e Caatinga.

Para aumentar a proteção à área o Gambá e a UFRB construíram uma proposta de criação de mais duas unidades de conservação após a realização de muitos estudos na área. A proposta foi entregue às autoridades competentes no estado e união e encontra-se atualmente em apreciação pelo governo do estado.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA