06/04/2011
No dia 31 de março, foi realizado o “Dia D da Dengue Municipal” em Elísio Medrado/BA, que, segundo estatísticas, está entre os 168 municípios baianos com ameaça de epidemia de dengue.
Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, a Prefeitura Municipal, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde organizou uma passeata educativa pelas ruas do município.
A passeata teve início no Posto de Saúde e seguiu em direção a praça central. Entre os participantes destacaram-se professores e alunos de escolas públicas e particulares, agentes comunitários, representantes da comissão organizadora do evento e o Gambá, que apoiou a iniciativa e se fez presente através do grupo de voluntários e da equipe do CPMVS – Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre.
Todo o percurso foi munido de faixas, cartazes e carro de som que, em conjunto, passaram mensagens sobre os perigos da doença e os meios de evitá-la.
Ao final da passeata os militantes reuniram-se no Mercado Municipal, onde o prefeito do município, Everaldo Caldas, orientou a população sobre os possíveis locais que acumulam água e propiciam as condições necessárias para as desovas do mosquito e promoveu um momento de interação com os estudantes, que apresentaram frases e paródias sobre a dengue.
Nesta ocasião foi anunciado o primeiro caso de dengue do município, registrado naquela mesma manhã. A notícia causou surpresa na comunidade e serviu de incentivo para procurar o centro médico e realizar os devidos exames, em caso de suspeita da doença.
Dando continuidade a essa ação, foi realizado no dia seguinte um mutirão de limpeza das propriedades, com o objetivo de identificar e eliminar os focos do mosquito.
Em entrevista ao Gambá, a enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica de Elísio Medrado, Manoela Argolo, informou que a comissão organizadora pretende expandir essa iniciativa para a zona rural da região, mas que isso só será confirmado após a análise desse evento.