Gambá realiza a I Oficina de Capacitação de Voluntários Ambientais de 2014

21/03/2014

397513_10200966647083399_2003174468_n

O Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá, por meio do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realizou no dia 15 de março a I Oficina de Capacitação de Voluntários Ambientais – 2014 relativa à nova fase do Projeto, que é desenvolvido na região do Recôncavo Sul Baiano.

A Oficina ocorreu no CPMVS – Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre do Gambá localizado na Reserva Jequitibá, Tabuleiro Monte Cruzeiro, município de Elísio Medrado, Serra da Jiboia. O CPMVS abriga as instalações do Gambá voltadas para projetos de conservação ambiental, a exemplo dos viveiros de mudas nativas da Mata Atlântica e Caatinga, que são utilizadas para o reflorestamento de áreas degradadas e implantação de cercas vivas, principais ações do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis.

No período da manhã, membros da equipe do Gambá e voluntários monitores fizeram apresentações e exibiram vídeos sobre a conservação ambiental e o manejo adequado da propriedade rural. Durante a tarde, os 24 voluntários presentes foram divididos em grupos e foram direcionados a passar por seis estandes que ensinavam práticas de produção de mudas, desde a coleta de sementes até a limpeza das mudas.

Para a voluntária e bióloga Arielle Caiena, a Oficina trouxe a responsabilidade de conservação para cada voluntário e proporcionou o entendimento da importância da preservação dos recursos naturais. “Tratar de questões ambientais com a população é sempre muito difícil, principalmente quando se trata de ações dentro de propriedades privadas. É aí então que entra a grande relevância de eventos como este, que promovem debates em educação ambiental, e, aos poucos, sensibilizam os cidadãos ao drama ambiental do planeta, favorecendo assim para que cooperem cada vez mais”– disse.

O Projeto Ações Ambientais Sustentáveis prevê ainda a realização de mais uma Oficina de Voluntários, voltada para moradores da Região do Recôncavo Sul Baiano, principalmente dos municípios na área de abrangência direta do Projeto: Elísio Medrado, Castro Alves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Varzedo, Dom Macedo Costa, Cruz das Almas e Amargosa.

 

 

 

 

 

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA