16/12/2014
O Gambá realizou ontem sua Assembleia Geral Ordinária de 2014, reunindo equipe, conselheiros, associados e convidados na sede da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), em Salvador. Pela primeira vez foi possível reunir praticamente a equipe inteira de trabalho para a ocasião. O relatório de atividades e financeiro foi apresentado e aprovado pelos conselheiros e associados, um novo valor de anuidade foi votado e houve também uma confraternização para reforçar as redes de afeto que unem a militância do Gambá.
Após a reunião de final do ano da equipe do Gambá, realizada durante a tarde do dia 15, a assembleia foi iniciada com um minuto de silêncio para lembrar a passagem de um ano do falecimento de Maite, Maria Thereza Sopena Stradmann, que foi militante do Gambá por mais de 20 anos.
O relatório das atividades dos Programas Conservação de Ecossistemas, Formação da Cidadania e Acompanhamento das Políticas Públicas focou em 2014, mas também trouxe dados de 2013 quando o Gambá não realizou sua assembleia. Além das ações ligadas aos colegiados e coletivos ambientais, com os quais o Gambá colabora, foi apresentado o andamento dos projetos Ações Ambientais Sustentáveis, Serra da Jiboia, Planos Municipais de Mata Atlântica, Observatório de Políticas Públicas, Áreas Públicas de Salvador e Articulação Antinuclear Brasileira.
Já os relatórios financeiros apresentaram as receitas e despesas de 2012 e 2013, que já haviam sido analisadas pelo Conselho Fiscal. Segundo a coordenação executiva, o foco em 2015 é a criação de estratégias de sustentabilidade financeira, com o desenvolvimento de um negócio socioambiental que permita entrada de recursos e reinvestimento na instituição, sem que se perca a bandeira da causa socioambientalista e o espírito da militância. Houve debates, tanto na reunião de equipe, quanto na assembleia, sobre o assunto e todos concordam, no entanto, que o acesso a projetos, editais e financiamentos públicos ainda faz parte da missão política do Gambá enquanto gerador de impacto positivo na sociedade.
Outra demanda dos conselheiros e associados foi facilitar a forma de pagamento da anuidade, com a cobrança através de débito automático. Também ficou definido um aumento da anuidade, que passou de R$50 para R$120.
Ao fim das atividades, a confraternização foi importante para unir os laços dos militantes do Gambá com a equipe que está atualmente trabalhando nos projetos e é baseada em diferentes cidades. Estiveram presentes colaboradores que trabalham de Salvador, Ilhéus, Elísio Medrado e Brasília.