14/06/2012
Assim como ativistas socioambientais de todo o mundo, o Gambá volta seus olhos e atuação para a Cúpula dos Povos da Rio +20, participando ativamente das atividades do evento e trocando experiências com outras organizações e movimentos. A instituição contribuiu com o Comitê Facilitador da Sociedade Civil e fomentou ao lado de organizações baianas o Comitê Pró-Rio +20 Bahia. Até o fim da Cúpula dos Povos, a entidade estará em diálogo sobre conservação ambiental, mas também educação e os grandes temas que afligem o meio ambiente do Brasil e de todo o mundo.
O Gambá participará da moderação do debate sobre a Mata Atlântica, além de compartilhar a experiência de elaboração participativa dos Planos Municipais de Mata Atlântica. A entidade também integrará as atividades dos projetos Corredores Ecológicos e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Os representantes do grupo também acompanharão as ações em torno da retomada de criação de Unidades de Conservação e avanços nas gestões das mesmas.
A educação ambiental também está na pauta de participação do Gambá. Dois encontros importantes estão previstos dentro da programação da a exemplo da 2ª Jornada de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, que vai discutir o Tratado de Educação Ambiental, criado durante a Eco 92. As atividades acontecerão nos dias 15, a partir das 13h, no Clube de Engenharia e 16 de junho, a partir das 12h30, na Tenda F, Sebastião Lan.
Durante todo o dia 18, a educação ambiental estará em pauta no debate Juventude e a Carta da Terra na Rio +20, na Tenda 36, Zumbi dos Palmares. A entidade também integra a Rio + Você, que conta com ações educomunicativas, além de propor ações em rede com o restante do Brasil e do mundo. Conheça a programação completa da Rio Mais Você e faça adesão de onde estiver: http://www.riomasvos.org/
Encabeçada pela Abong, a atividade “O novo papel da organizações de defesa de direitos na promoção da justiça social e ambiental”, que visa discutir a atuação das organizações hoje e os desafios encontrados. A mesa ocorrerá no dia 18, às 11h30, na Tenda 1, Abdias do Nascimento. O Gambá também acompanhará as discussões em torno da Energia Nuclear, contribuindo com a Tenda Anti-Nuclear, além das atividades em torno do ambiente marinho costeiro, mais especificamente Abrolhos. Na pauta também o fortalecimento aos movimentos contrários ao Código Florestal e à Economia Verde.