Guardiões da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu realizam sua primeira trilha em 2020

18/01/2020

O grupo de defensores que vem movimentando o Parque São Bartolomeu com trilhas bimestrais abre a programação do ano este domingo

Desde 2017 os Guardiões da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu têm promovido trilhas regulares que tiraram o Parque São Bartolomeu do esquecimento. A cada dois meses a Trilha Ecológica da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu leva milhares de pessoas para caminhar em meio à Mata Atlântica e às várias cachoeiras do local, mesclando educação ambiental e lazer. Neste domingo (19), os Guardiões promovem a sua 14º edição e primeira trilha de 2020. A concentração acontece a partir das 7h no Centro de Referência do Parque – acesso pela entrada principal, Av. Suburbana – e vai contar também com atividades socioculturais e iniciativas que buscam movimentar e fortalecer a economia local do subúrbio.

Quem chegar mais cedo, a partir das 7h, vai poder desfrutar de uma aula de yoga com o professor Nelson Moreira. A orientação é levar esteira ou canga. Entre as 8h e 8:30h o aquecimento para caminhada fica por conta do professor Márcio Adriano com sua aula de Zumba. Já das 8:30 às 9, Lalita Masini vai preparar a conexão dos trilheiros com a natureza com uma sessão de danças sagradas e xamânicas. Todas as aulas são abertas e gratuitas. Das 8h ao meio dia também estará disponível na Praça de Oxum passeio à cavalo guiado (com contribuição financeira) e feirinha promovida pelo Grupo de Economia Solidária Belo Verde, formado por mulheres de bairros do entorno do parque. A caminhada é acompanhada pelos guias do parque e do coletivo Guardiões e a segurança garantida pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), da PM.

A trilha é de nível fácil e pode ser realizada por pessoas de todas as idades, um programa para toda a família. Os atrativos do trajeto de cerca de 2,5 km incluem as cachoeiras de Oxum, Oxumaré, Nanã e Escorredeira, além da Pedra de Xangô, a Pedra que Cresce, finalizando na exuberante represa de Pirajá. Geralmente, a trilha termina pela hora do almoço e para afinar com a proposta de estimular a economia local, é possível fechar o passeio com uma refeição na praça de alimentação em frente ao parque ou esticar para um dos restaurantes da região. A organização da trilha sugere o Point do Camarão (Bar da Neinha), Mabariscada, Capitania do Camarão ou o restaurante Ô de Casa.

Quem são os Guardiões?

O coletivo Guardiões da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu surgiu dos representantes da sociedade civil no conselho gestor da área de proteção ambiental (APA). “A inspiração vem de coletivos que reconheceram a sua dimensão de ser natural humano e se autodeclaram guardiões da natureza e das florestas. Muitos deles são de povos originários”, conta a integrante do coletivo Débora Porciúncula.

A Trilha Ecológica APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu foi uma estratégia do grupo para chamar a atenção da sociedade para o descaso do poder público com as áreas dos Parques São Bartolomeu, Pirajá e Lagoa da Paixão. “Queremos mostrar a importância da conservação ambiental nessa área, que equivale a conservar a vida, já que são centenas de famílias que sobrevivem graças a convivência com a floresta e as águas do rio do Cobre”, explica Débora.  

O sucesso de público nas trilhas tem mostrado que o caminho foi acertado, muitos são os que se tornaram verdadeiros aliados na luta. Depois da iniciativa diversas outras atividades têm proliferado no Parque: desde outras trilhas a atividades culturais, até o aumento expressivo das visitas escolares. Com os novos aliados, eles querem aumentar a pressão por uma lista de reivindicações emergenciais de cuidado para com a APA que inclui a construção de um plano de manejo, a Instituição e efetiva proteção dos Parques da Lagoa da Paixão e Pirajá, entre outras (leia na íntegra). Trabalho para os Guardiões não falta, por isso a necessidade de juntar gente que conheça as belezas da área, reconheça a importância dela para vida e arregace as mangas para protegê-la.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA