IBJ agora é Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

13/05/2013

 Além do Instituto Baleia Jubarte, a Reserva Sapiranga e o Parque Sauípe ( ONGs do Litoral Norte da Bahia), foram nomeados Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em cerimônia realizada no último dia 03 no auditório do Parque Sauípe. Com aproximadamente 60 pessoas, o evento foi prestigiado por jornalistas, sociedade civil, parceiros, autoridades e empresários e terminou com um plantio simbólico de uma muda de Pau-Brasil (no mesmo dia comemora-se o Dia Nacional do Pau-brasil). Vale destacar a presença do Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Lino e da coordenadora do Colegiado Mar, Heloísa Dias.

O que dizem os premiados?
Para a presidente do Instituto Baleia Jubarte, Márcia Engel, a partir da criação do Colegiado Mar, o Instituto Baleia Jubarte e outras organizações que têm como foco a conservação marinha passaram a ter um envolvimento mais direto com a Reserva da Biosfera, potencializando ações de proteção dos diferentes ecossistemas brasileiros. “O título é um reconhecimento pelos esforços do IBJ em trabalhar a conservação e a disseminação de informações para a causa ambiental. A atuação em sinergia com os demais Postos Avançados do Litoral Norte, que já ocorre, poderá ser intensificada e constituir um diferencial para a região.”, diz.

Segundo Álvaro Oyama, diretor executivo do Instituto Fábrica de Floresta, proprietário do Parque Sauípe, o título reforça o compromisso da entidade em fortalecer a rica variedade de fauna e flora local, com destaque para a Mata Atlântica e restinga. “Desde 2005 investimos em programas de conservação de remanescentes de Mata Atlântica, criamos corredores ecológicos e promovemos ações de educação ambiental. O brasileiro precisa compreender que o litoral norte da Bahia é um ponto importante de biodiversidade”, conclui.

Álvaro Meireles, Coordenador Técnico do Projeto Floresta Sustentável, conta que vem dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Fundação Garcia D’Ávila dentro da Reserva Sapiranga, “a importância do recebimento deste título é poder ser base fixa da RBMA e desenvolver um trabalho em parceria no desenvolvimento e na divulgação mútua das ações de proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica, objetivo base do Projeto.

O que significa esse título?
Para ser um Posto Avançado aprovado pelo Conselho é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva nos campos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.
Para Adriana Batista, Secretária Executiva do SCRBMA-LN e também Gestora da APA do Litoral Norte do Estado da Bahia este é um momento de grande importância dentro do Litoral Norte baiano, pois reflete o reconhecimento do trabalho de parcerias e de gestão participativa que vem sendo proposto para este espaço especialmente protegido. “Unindo forças estamos avançando na conservação da sociobiodiversidade da região. O importante é que possamos dar continuidade nas ações para que tenhamos mais e mais postos avançados sendo reconhecidos, e com isso a ampliação das nossas ações”, diz.

O título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que é um título internacional, tem validade de quatro anos, mas pode ser renovado. Para isso é necessário que as instituições se esforcem e cumpram as regras no sentido de continuar trabalhando para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento científico sustentável.

Postos Avançados da RBMA
Os postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, geridos por um Conselho Nacional formado por representantes de instituições públicas, de organizações da sociedade civil e da população residente.

A Reserva da Biosfera é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que tem como objetivos básicos: preservação da diversidade biológica, desenvolvimento de atividades de pesquisa, monitoramento ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações, reconhecida pelo Programa Intergovernamental “O Homem e a Biosfera – MAB”, estabelecido pela UNESCO – organização da qual o Brasil é membro.

Há cerca de cinco anos foi criado o Colegiado Mar da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela compreensão de que todos os ecossistemas, entre os quais a Mata Atlântica, os manguezais, as restingas e o ambiente marinho são interdependentes. É neste contexto que o Instituto Baleia Jubarte, por exemplo, ganhou o Prêmio Muriqui de Conservação Ambiental em 2011 e agora foi eleito Posto Avançado.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA