Instalado o Conselho Gestor do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis

06/02/2014

A primeira reunião do Conselho Gestor do Projeto “Ações Ambientais Sustentáveis” – uma nova fase, teve como objetivo realizar a instalação deste Conselho e ocorreu no dia 30 de janeiro de 2014, no CPMVS – Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre do Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia, localizado na Reserva Jequitibá, em Elísio Medrado/BA.

O Projeto, realizado pelo Gambá e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, abrange municípios da região conhecida como Recôncavo Sul Baiano: Elísio Medrado, Castro Alves, Varzedo, São Miguel das Matas, Santa Terezinha, Amargosa, Cruz das Almas e Dom Macedo Costa. Considerando a atual base de planejamento do Governo do Estado, esses municípios estão inseridos nos Territórios de Identidade Recôncavo, Vale do Jequiriçá e Piemonte do Paraguaçu.  No CPMVS estão instalados os viveiros de mudas nativas da Mata Atlântica e da Caatinga, utilizadas no reflorestamento de áreas degradadas e implantação de cercas vivas, algumas das principais ações do Projeto.

No início da reunião, logo após a apresentação dos participantes, que incluiu toda a equipe do Projeto, todos foram convidados a fazer um minuto de silêncio pelo falecimento de Maria Thereza Sopena Stradmann, ocorrido em dezembro do ano passado. Maria Thereza, mais conhecida como Maite, era uma das coordenadoras do Gambá, que também coordenava o Projeto Ações Ambientais Sustentáveis. Em seguida, foi apresentado um fotoclipe, elaborado em sua homenagem.

O Conselho Gestor será responsável pelo acompanhamento e fiscalização das atividades realizadas pelo Projeto, funcionando, portanto, como um instrumento de participação e controle social. Durante as reuniões trimestrais a serem realizadas, serão apresentadas e avaliadas as atividades realizadas no último período e a prestação de contas da aplicação dos recursos financeiros. Além disso, serão discutidos os planejamentos estratégicos de ações conjuntas definidas com os conselheiros (as) e representantes dos parceiros do Gambá na região.

Nessa reunião de instalação, atendendo ao convite do Gambá, estiveram presentes representantes de instituições e organizações dos oito municípios abrangidos pelo Projeto. De Elísio Medrado, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR, a Missão Batista Vida Plena, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde e a Câmara de Vereadores; de Castro Alves, o STTR, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA e a Prefeitura Municipal; de Varzedo, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Guarirú; de São Miguel das Matas, o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF; de Santa Terezinha, a Secretaria de Agricultura, a Prefeitura Municipal e o Ministério Público; de Amargosa, a Secretaria de Saúde, a EBDA, o STTR, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB e a Associação de Moradores do Bairro de Santa Rita; de Cruz das Almas, a EBDA e a UFRB e de Dom Macedo Costa, a Secretaria de Meio Ambiente.

Dos 31 assentos garantidos para o Conselho Gestor, 16 foram ocupados pelas instituições e organizações participantes da reunião de instalação. Os assentos restantes ainda podem ser preenchidos por representantes da sociedade civil organizada e gestores públicos dos municípios envolvidos na próxima reunião.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA