20/04/2012
Em todo mundo, o dia 22 de abril é marcado pela celebração do Dia da Terra, data que objetiva dar visibilidade às principais questões em defesa do planeta. Em Salvador, o dia será marcado por diversas ações articuladas por organizações não-governamentais e coletivos juvenis de meio ambiente. O ponto de encontro será o Parque da Cidade, a partir das 9h da manhã de domingo. Na oportunidade, os ambientalistas farão um ato em contraposição ao novo código florestal, que será votado pela Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira, dia 24 e 25 de abril.
Neste ato, os ativistas pedirão o veto da presidente da República Dilma Roussef, às mudanças no Código Florestal, que se aprovado, vai impactar severamente na conservação das florestas e matas brasileiras. Na oportunidade, a juventude também irá promover ações de sensibilização da população que freqüenta o Parque da Cidade na manhã de domingo, atentando para as conseqüências que essas mudanças na lei pode trazer.
Na oportunidade, o público presente poderá saber um pouco mais sobre a Conferência Rio +20, mais especificamente sobre a Cúpula dos Povos, no qual movimentos ambientais de todo o mundo discutirão alternativas de desenvolvimento e sustentabilidade. O evento mundial está programado para os dias de 13 a 23 de junho, no Rio de Janeiro.
Dia da Terra – Criado nos anos 70, o Dia da Terra objetiva criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. A data surge no bojo do nascimento dos movimentos ambientalistas em volta do mundo, a partir da percepção de que a industrialização e o crescimento populacional impactavam o ecossistema da Terra.
Com o passar dos anos, a data alcançou o seu objetivo inicial de criar uma agenda de atividades que gerem visibilidade para os principais problemas do meio ambiente do planeta, mas também das comunidades locais. O Dia da Terra busca a tomada de consciência sobre os recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.