Maior feira de chocolate chega ao Brasil

01/08/2011

Confirmado: o Brasil será o primeiro país da América Latina e o primeiro produtor de cacau a receber o Salon du Chocolat, a maior feira de chocolates do mundo. O anúncio – que teve o apoio do governo da Bahia, onde o evento será realizado- aconteceu durante uma breve visita a do organizador das edições internacionais, Genaro Bardy, ao Brasil, há cerca de duas semanas.
O Salon du Chocolat nasceu em Paris em 95 e está consolidado em cidades como Nova York, Xangai e Madri.
Na primeira semana de julho de 2012, produtores de cacau e chocolateiros de dentro e de fora do país estarão reunidos na capital baiana num formato semelhante ao original, incrementado com novidades -e aberto ao público.
Haverá visitas guiadas a fazendas produtoras da região e um fórum inédito para discutir o futuro de chocolate, com participação de cem personalidades da área vindas de diversos países.
“Se o cacau continuar como está, em dez, 15 anos entrará em colapso. Os fazendeiros estão abandonand o as plantações ao redor do mundo”, diz Diego Badaró, da Amma Chocolate, responsável pela chegada da feira. “Hoje, o Brasil é um dos mercados com maior potencial de consumo. Empresas internacionais estão com os olhos voltados para cá.”
São marcas como La Maison du Chocolat, Pierre Hermé e Michel Cluizel, uma das mais respeitadas na França, que sondam o Brasil. Esta última entrou timidamente no território nacional, com produtos à venda na Casa Santa Luzia e já demonstrou interesse em abrir um ponto aqui.
No ano passado, o país recebeu duas grandes marcas com reconhecimento mundial: a belga Barry Callebaut abriu fábrica em Minas Gerais -e espera crescer em torno de 30% em 2011 para acompanhar o aumento da demanda- e a francesa Valrhona, que abriu loja no começo de 2010 em São Paulo, acaba de inaugurar um ponto no shopping Pátio Higienópolis e prevê a abertura de mais uma unidade atà © o fim deste ano.

CACAU BRASILEIRO
Foi a Valrhona, aliás, que ajudou a impulsionar a incorporação de cacau brasileiro por profissionais estrangeiros com o lançamento mundial bem-sucedido de um chocolate com 62% de teor de cacau da região de Ilhéus, no sul da Bahia.
“Os chocolateiros que têm grife na França estão deixando de comprar o chocolate pronto e comprando o cacau para fazer seus próprios chocolates”, diz Cintia Sanches Lima, da Chocolat des Arts, loja dedicada ao produto.
Ao mesmo tempo que o mercado se aquece, o cacau brasileiro dá sinais de renascimento. Isso, depois de ter sido devastado por uma praga (a vassoura-de-bruxa) nos anos 80, e de ter perdido o viço, revelado à exaustão nos relatos de Jorge Amado.
Produtores de Estados como a Bahia, o Pará e o Espírito Santo, no entanto, estão empenhados em resgatar-e estimular- a vitalidade da produção, trazer o homem de volta à terra e preservar a natureza via reflorestamento.

Fonte: Portal Luiz Nassaf – Texto de Luiza Ferracota

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